Renault fará reunião para decidir sobre fusão com FCA

CEO da Nissan sinalizou interesse em debater proposta com a Fiat

Renault fará reunião para decidir sobre fusão com FCA
Renault fará reunião para decidir sobre fusão com FCA (foto: EPA)
11:08, 31 MaiPARIS E ROMA ZCC

(ANSA) - O Conselho de administração da Renault se reunirá na próxima terça-feira (4) para responder à proposta de fusão formulada pela Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e se preparar para a abertura de negociações exclusivas com o grupo ítalo-americano.

A informação foi revelada nesta sexta-feira (31) por fontes do grupo francês, citadas pela agência France Presse (AFP). "A possível fusão entre a Renault e a FCA é uma oportunidade real para a indústria automotiva francesa", afirmou o ministro da Economia da França, Bruno Le Maire, em declaração exclusiva à AFP.

Segundo o político, o "Estado vai garantir o estrito cumprimento das condições estabelecidas" sobre a negociação.

A decisão foi tomada um dia depois da FCA pedir uma reunião com a Nissan e a Mitsubish para explicar sua proposta de fusão com a Renault. As duas montadoras japonesas têm uma aliança com a fabricante francesa, mas não foram incluídas na proposta da Fiat Chrysler.

Hoje cedo, o CEO da Nissan, Hiroto Saikawa, disse estar interessado em encontrar o presidente da FCA, John Elkann, para debater o projeto, revelou a Bloomberg, citando a agência Kyodo.
A oferta da FCA à Renault prevê que a empresa resultante da fusão tenha as ações dividas igualmente entre os dois grupos e cotadas nas bolsas de Milão, Paris e Nova York. Caso seja concluída, a operação criará o terceiro maior conglomerado automotivo do mundo, atrás somente de Volkswagen e Toyota.  (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA