Itália registrará dia mais quente do ano neste domingo

Expectativa é de que temperatura atinja 40ºC no país

Itália registrará dia mais quente do ano neste domingo (foto: ANSA)
10:00, 11 AgoROMA ZCC

(ANSA) - A Itália registrará neste domingo (11) o dia mais quente do ano, com temperaturas atingindo até 40ºC, segundo previsões meteorológicas do meteo.it.

O recorde será decorrente de um poderoso anticiclone subtropical o qual provocará uma massa de ar quente que será sentida não tanto por sua intensidade, mas sobretudo por sua extensão.

Ao contrário das ondas de calor anteriores, as temperaturas elevadas podem atingir quase todo o país. Hoje, o anticiclone africano atingiu a sua expansão máxima no centro da Itália, com um calor de até 39°C na Toscana, Úmbria, Emilia-Romagna; e 40°C em Tavoliere. Em outras regiões, as temperaturas continuam altas e acima da média, apesar de uma tempestade passar sobre os Alpes.

A expectativa é de que o calor extremo também seja sentido nesta segunda-feira (12) nas áreas do interior da Sardenha, na Puglia, especialmente em Foggia. Já em Catania, Perugia, Florença e Bolonha, os termômetros devem marcar entre 37ºC e 38ºC, enquanto que em Roma ficará nos 36ºC.

De acordo com a previsão do tempo para os próximos dias, no entanto, especialmente no Norte, haverá um agravamento das condições climáticas com tempestades e granizo.

O contato entre o ar frio vindo do norte da Europa e o persistente quente no restante do território italiano criará as condições para fenômenos extremos, especialmente nas regiões do norte. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA