Surto de vírus causou mortes de golfinhos na Itália, diz laudo

Desde o início do verão, 40 animais foram encontrados mortos

Surto de vírus causou mortes de golfinhos na Itália, diz laudo (foto: EPA)
19:51, 14 AgoFLORENÇA ZRS

(ANSA) - A região da Toscana, na Itália, revelou nesta terça-feira (13) que o morbillivírus cetáceo (CeMV), um vírus similar ao do sarampo nos humanos, foi o responsável pelas mortes de ao menos 40 golfinhos na costa do país europeu.

A descoberta foi confirmada após as autópsias realizadas por pesquisadores da Universidade de Siena, do Instituto Experimental de Zooprofilaxia da Lazio e da Agência regional para a proteção ambiental na Toscana (Arpat).

Desde o início do verão na Itália, ao menos 40 golfinhos foram encontrados mortos ao longo da costa da Toscana. O número chamou atenção das autoridades do país.

Ainda de acordo com o boletim técnico, os compostos diclorodifeniltricloroetano (DDT) e bifenilpoliclorado (PCB) colaboraram na disseminação da doença.

"As análises que a região encomendou a três importantes institutos confirmou o vírus CeMV como a causa do pico de mortes de golfinhos. O CeMV é patogênico apenas para esses animais e, portanto, não representa um perigo para outras espécies", afirmou Federica Fratoni, assessora regional da Toscana.

Os institutos irão dar sequência nas análises. Os cientistas tentarão descobrir se as mortes dos golfinhos na Toscana possuem alguma ligação com outros encontrados encalhados anteriormente na Ligúria.(ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA