Novo governo Conte enfrenta hoje votação de confiança

Premier discursou pela manhã na Câmara dos Deputados da Itália

Novo governo Conte enfrenta hoje votação de confiança
Novo governo Conte enfrenta hoje votação de confiança (foto: ANSA)
15:24, 09 SetROMA ZBF

(ANSA) - O primeiro-ministro encarregado da Itália, Giuseppe Conte, enfrenta nesta segunda-feira (9) a Câmara dos Deputados para a votação de confiança de seu projeto de governo.
   

Ao longo de uma hora e 30 minutos, Conte discursou aos deputados para apresentar seu gabinete e os principais pontos do governo, sustentado pelo Movimento 5 Estrelas (M5S) e pelo Partido Democrático (PD).

"Este projeto político marca o início de uma nova temporada reformista", ressaltou o jurista, que já foi premier por cerca de 14 meses, durante a aliança entre o M5S e a Liga Norte, mas que renunciou ao cargo devido a uma crise política com Matteo Salvini.
   

Conte foi interrompido tanto por aplausos quanto por protestos durante seu discurso, no qual prometeu rever a polêmica lei de segurança aprovada na antiga gestão e defendida por Salvini, ex-ministro do Interior.
   

Conte também disse que alterará as políticas imigratórias e a relação da Itália com a Europa. "O fenômeno migratório deve ser gerido com rigor e responsabilidade, perseguindo uma política modulada em vários níveis e baseada em um comportamento não mais emergencial, mas sim, estrutural, que enfrente a questão em suas complexidades", afirmou.

"Definindo uma normativa orgânica contra o tráfico ilegal de pessoas, mas que seja capaz de lidar com a integração e com quem tem o dever de permanecer aqui ou de ser repatriado", propôs o premier.

Falando sobre as propostas econômicas e fiscais, Conte afirmou que um dos principais desafios será a lei orçamentária e que seu governo defenderá a redução do número de parlamentares e de impostos na Itália.
   

"Um time de ministros competentes, provenientes de forças políticas diferentes, terá a honra e a responsabilidade de oferecer ao país um governo estável", prometeu. A Câmara dos Deputados deve iniciar a votação de confiança no governo Conte às 19h30 de Roma (14h30 de Brasília). (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA