UE reencontrou espírito de seus pais fundadores, diz Mattarella

Presidente destacou união do bloco para enfrentar pandemia

Mattarella elogiou União Europeia por se permanecer unida durante pandemia
Mattarella elogiou União Europeia por se permanecer unida durante pandemia (foto: EPA)
14:41, 05 SetROMA ZGT

(ANSA) - O presidente da Itália, Sergio Mattarella, fez um discurso neste sábado (05) em que destaca que a União Europeia "reencontrou" seu espírito após se unir para enfrentar a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

"Foi um divisor de águas para a União Europeia que, em poucos meses, tomou decisões corajosas e inovadoras. O bloco mostrou sua força propulsora, a capacidade de reencontrar o espírito de seus pais fundadores. [...] As instituições reforçaram a coesão europeia no sentido dos pais fundadores: em momentos de grande incerteza como esse, é preciso indicar o futuro", disse durante um fórum em Cernobbio.

Segundo Mattarella, a aprovação do plano de recuperação econômica, que instituiu um fundo de 750 bilhões de euros, foi "um ponto de mudança extraordinário" que "manifestou um nível de ambição na altura das aspirações".

"Há sempre mais perigos e os problemas são transnacionais. Só é eficaz uma colaboração multilateral sem reservas: é só ver no tema das vacinas. A resposta não poderia vir de 20 diferentes iniciativas. Cada nível, mundial, continental e estatal é indispensável, mas nenhum de nós pode ser considerado suficiente sozinho", acrescentou. (ANSA).
   

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA