Premier da Itália envia mensagem de apoio a estudantes

Ano letivo 2020/2021 terá início a partir desta segunda-feira

Premier da Itália gravou vídeo na véspera da retomada das aulas
Premier da Itália gravou vídeo na véspera da retomada das aulas (foto: ANSA)
14:23, 13 SetROMA ZCC

(ANSA) - O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, decidiu gravar neste domingo (13) uma mensagem de apoio a todos os alunos, pais, professores e funcionários escolares, um dia antes do início do ano letivo 2020/2021.

Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, o premier italiano classificou a retomada das aulas após a paralisação em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) de "um momento de intensa emoção".

"É uma emoção que sentirei também, como chefe de um governo que nos últimos meses tem trabalhado para um retorno seguro às aulas, mas também como pai de um filho que também está para regressar à escola", declarou.

Segundo Conte, a "escola é o coração pulsante" do país e "é um espaço de acolhimento particularmente precioso, já que acolhe, estimula e acompanha os estudantes "nos processos de crescimento pessoal e cultural".

"Todos os projetos para um futuro melhor estão concentrados na escola", acrescentou o político, ressaltando que a volta às aulas "servirá para aprender a se comunicar melhor, a dialogar e a se comparar com quem pensa diferente".

Na gravação também foi ressaltado que as instituições fazem os alunos entenderem "que a verdadeira força é aquela que combate todas as formas de abuso e injustiça. Não aquela que se esconde na indiferença ou, pior, termina na violência".

O primeiro-ministro da Itália apoiou o retorno das aulas, mas lembrou que "haverá dificuldades e inconvenientes, principalmente no início. "A escola também sofre de deficiências estruturais que arrastamos há anos, agravadas pela atual pandemia. Mas terá de fazer a sua parte, deve comprometer-se a respeitar as regras de cautela que lhe permitirão proteger a sua saúde e a das pessoas que ama e que o amam", afirmou Conte se dirigindo aos alunos.

Na mensagem, ele agradeceu a todos os professores pelo trabalho durante o período de isolamento social, além das famílias "que fizeram tantos sacrifícios".

Por fim, Conte pediu para todos viverem e "enfrentar o ano letivo com confiança e entusiasmo". (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA