UE coloca Itália em 'zona laranja' em novo mapa de Covid

País está na área considerada a 2ª com maior risco de infecção

País está na área considerada a 2ª com maior risco de infecção
País está na área considerada a 2ª com maior risco de infecção (foto: Foto / Divulgação )
16:52, 15 OutBRUXELAS ZCC

(ANSA) - O Centro Europeu de Controle de Doenças (ECDC) publicou nesta quinta-feira (15) o seu primeiro mapa com as áreas de risco da Covid-19 na Europa e colocou a Itália na zona laranja, a segunda com maior risco de infecção.

O estudo foi feito em apoio à recomendação do Conselho da UE para fornecer um panorama da situação nas nações do bloco para uma avaliação sobre a livre circulação de pessoas.

Com base em dados epidemiológicos do novo coronavírus, o mapa combina dois critérios para classificar os países: a taxa de novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias e a taxa de testes positivos, superior ou inferior a 4%.

As áreas poderão ser marcadas em verde (inferior a 25 casos por 100 mil/hab) laranja (entre 25 e 150/100 mil/hab), vermelho (superior a 150/100 mil/hab) e cinza (quando houver informações insuficientes).

Desta forma, a Itália aparece entre os cinco países europeus que estão na cor laranja, junto com Chipre, Estônia, Lituânia e Letônia. A região italiana da Calábria, porém, está em verde, com baixo risco.

Ao todo, 17 países, incluindo França, Portugal, Polônia, Espanha e Reino Unido, estão na zona vermelha, considerada a com maior risco de contágio.

Segundo o ECDC, as únicas nações que aparecem com a maior parte do território em verde são a Grécia, Noruega e a Finlândia. Por outro lado, Áustria, Alemanha, Suécia, Dinamarca e Islândia estão coloridos de cinza devido à "falta de dados de teste" por um motivo não especificado.

De acordo com a recomendação, todos os viajantes provenientes de uma zona laranja, vermelha ou cinza podem estar sujeitos a medidas restritivas na chegada. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA