Ernesto Araújo almoça com embaixador da Itália em Brasília

Azzarello promoveu evento para marcar presidência do país no G20

Ernesto Araújo almoça com embaixador da Itália em Brasília, Francesco Azzarello
Ernesto Araújo almoça com embaixador da Itália em Brasília, Francesco Azzarello (foto: Foto / Divulgação )
16:33, 23 NovSÃO PAULO ZCC

(ANSA) - O embaixador italiano em Brasília, Francesco Azzarello, ofereceu nesta segunda-feira (23) um almoço de trabalho por ocasião da transferência de comando na Presidência do G20 entre a Arábia Saudita e a Itália.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, participou como convidado de honra. Segundo Azzarello, Roma pretende articular sua atuação com base nas prioridades definidas pelos "três Ps" (pessoas, planeta e prosperidade), adotando uma abordagem que permita promover um maior equilíbrio entre o ser humano e a natureza.

Com isso, a Itália quer apoiar a recuperação econômica, o empoderamento feminino, o combate à pobreza e à desigualdade, a transição energética e a digitalização, bem como o fortalecimento do sistema comercial global de acordo com os princípios de transparência, não discriminação e inclusão.

Azzarello lembrou também que em 2021 a Itália assumirá a copresidência da COP26, juntamente com o Reino Unido. Na recém-encerrada cúpula do G20, o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, afirmou que o país está ciente do alcance de sua responsabilidade e almeja que sua Presidência no grupo seja inclusiva, eficaz e ambiciosa.

Entre os eventos que a Itália sediará em 2021 estão a conferência "Youth4Climate2021", preparativo para a COP26 voltado aos jovens e que acontecerá em Milão, no fim de setembro; no âmbito do G20, um evento ministerial de alto nível sobre meio ambiente e mudanças climáticas, com foco no continente africano, a ser realizado em Roma; e o "Global Health Summit", em colaboração com a Comissão Europeia. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA