Cidade italiana amanhece coberta de cinzas após erupção no Etna

Catânia é o maior centro urbano nos arredores do vulcão

Erupção no vulcão Etna, na Sicília (foto: ANSA)
12:11, 17 FevCATÂNIA ZLR

(ANSA) - A cidade de Catânia, na região italiana da Sicília, amanheceu nesta quarta-feira (17) coberta de cinzas devido à erupção da última noite no Etna, vulcão ativo mais alto da Europa.

Com quase 300 mil habitantes, Catânia é o maior município nos arredores da montanha e chegou a ficar com seu aeroporto fechado na última terça (16).

Outras cidades da região também ficaram repletas de cinzas por causa da erupção, que registrou jatos de lava de até 500 metros de altura acima da cratera sudeste da montanha. As autoridades municipais já iniciaram a operação de limpeza das ruas e a contagem de danos em veículos, imóveis e plantações.

"Se [a erupção] acontece em altitude elevada e em setores remotos [como na terça-feira], não tem problema, mas se ocorre em baixa altitude e em áreas densamente povoadas, então o problema é grande. Mas não seria nada extraordinário, porque o Etna sempre fez essas coisas e sempre fará", escreveu no Facebook o vulcanólogo Boris Behncke, do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV).

Segundo Behncke, o vulcão teve pelo menos 66 eventos semelhantes nos últimos 20 anos. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA