Roberto Saviano escreve livro sobre os jovens da máfia

"La Paranza dei Bambini" fala de adolescentes ligados à Camorra

Roberto Saviano escreve livro sobre os jovens da máfia
Roberto Saviano escreve livro sobre os jovens da máfia (foto: ANSA)
19:29, 02 AgoROMA ZAR

(ANSA) - O jornalista e escritor italiano Roberto Saviano, que revelou no livro "Gomorra" o modo de ação e de estratégias da Camorra, grupo de crime organizado com base em Nápoles, já terminou de escrever sua última obra onde, mais uma vez, o tema central é a máfia.

 

O livro só será colocado à venda próximo ao Natal, em dezembro, mas alguns trechos já foram publicados no jornal "La Repubblica".

 

O título da obra é "La Paranza dei Bambini". Em italiano, "paranza" é o nome de uma embarcação usada para pesca de arrastão e um tipo de fritura, no entanto, no dialeto napolitano significa "grupo de cammoristas". Sendo assim, o livro trata de um grupo de crianças ("bambini") da Camorra.

 

O autor de "Gomorra" e "Zero Zero Zero" conta a história de um grupo de jovens envolvidos com a máfia que foram investigados nos últimos anos pelos fiscais italianos Henry Woodstock e Francesco De Falco. O caso foi resolvido em junho do ano passado com 43 condenações.

 

Em "La Paranza", Saviano relata a história desse clã de adolescentes mafiosos cujo objetivo era conquistar Nápoles, por bem ou por mal. O grupo não tinha medo de nada: seus integrantes circulavam pela cidade em motos e disparavam pistolas semi-automáticas AK47 para conseguir controlar as ruas e bairros do município.

 

O escritor mostra que os adolescentes não temiam nem a morte ou a prisão já que sabiam que a única possibilidade que tinham era a de se jogar na vida. E é isso o ponto principal do livro, o de que esses jovens são como peixes que terminam "arrastados e enganados por uma luz; matam e são mortos por dinheiro, identidade e poder", afirmou Saviano. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA