Italiano Luca Parmitano é convidado para voltar à ISS

Astronauta mostrou frieza durante momento difícil em 2013

Italiano Luca Parmitano é convidado para voltar à ISS (foto: ANSA)
21:09, 02 DezROMA ZLR

(ANSA) - Integrante da Agência Espacial Europeia (ESA), o astronauta italiano Luca Parmitano, de 40 anos, recebeu uma proposta para voltar à Estação Espacial Internacional (ISS) em 2019.

A proposta foi feita pelo diretor da ESA, Jan Woerner, durante uma conferência da instituição na Suíça. Mas a resposta definitiva só será dada em 2017. "Uma cerejinha em cima de um delicioso bolo", definiu a ministra da Educação da Itália, Stefania Giannini, sobre a oferta.

O italiano possui a medalha da Nasa por "serviços de destaque", concedida em reconhecimento pela frieza em um momento de dificuldade.

Em 2013, ano de sua primeira visita à ISS, seu capacete começou a se encher de água durante uma saída da estação, a tal ponto que ele perdeu a comunicação com a base. Parmitano, no entanto, conseguiu acionar a válvula de segurança e retornar com vida para a Estação Espacial.

"A Itália se confirma como líder em nível europeu e internacional no âmbito das políticas espaciais, e a candidatura reconfirma essa posição", acrescentou a ministra no encerramento da conferência da ESA.

O presidente da Agência Espacial Italiana (ASI), Roberto Battiston, também comentou o convite: "Luca Parmitano é um homem inspirador, que demonstra como as pessoas podem superar qualquer tipo de obstáculo. E essa segunda chance de voar é fruto de sua preparação e da importância do papel italiano na ESA". (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en