Cidade italiana ganha parque literário dedicado a Dante Alighieri

Projeto está sendo desenvolvido em Ravenna, no norte do país

Busto de Dante Alighieri em museu de Ravenna, na Itália
Busto de Dante Alighieri em museu de Ravenna, na Itália (foto: ANSA)
20:25, 10 FevRAVENNA ZLR

(ANSA) - Começa a tomar forma na cidade de Ravenna, no norte da Itália, o parque literário dedicado ao poeta Dante Alighieri (1265-1321), autor de "A Divina Comédia".

Nascida em 2014 com a proposta de criar um itinerário pelos lugares frequentados pelo escritor no município, a iniciativa foi apresentada oficialmente nesta sexta-feira (10), sob o nome de "Parque Literário Terras de Dante".

O projeto será tocado por um comitê científico presidido pelo professor Ivan Simonini, um dos maiores estudiosos italianos da obra do poeta florentino. "O parque é um trem que viaja em duas linhas, a cultural e a turística. O objetivo é construir um turismo culto de massa", declarou.

O parque urbano prevê a criação de um roteiro pelos lugares relacionados a Dante em Ravenna, estudos para reconstituir o verdadeiro rosto do poeta e um percurso ligado a Pier Damiani, o santo do 21º canto do "Paraíso", a terceira parte da "Divina Comédia".

"Está se aproximando o 700º aniversário da morte de Dante, em 2021. Em 2017, desenvolveremos ainda mais nossa atividade, trazendo cada vez mais pessoas para conhecer Ravenna, a Emilia-Romana dantesca e os lugares que Dante citou em sua obra", disse o ex-deputado Giuseppe Chicchi, também integrante do comitê.

Apesar de profundamente identificado com Florença, onde nascera, Dante passou seus últimos três anos de vida em Ravenna, cidade que abriga sua sepultura - também há um túmulo dedicado ao poeta na Basílica de Santa Croce, na capital da Toscana, mas vazio.

Até hoje não se sabe direito quais motivos teriam levado o poeta a abandonar Verona, onde vivia anteriormente, para se mudar para Ravenna. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA