Segundo dia do Carnaval de Veneza tem desfile de barcos

Cortejo de embarcações históricas percorreu o Canal Grande

Desfile de barcos pelo Canal Grande de Veneza (foto: Reprodução/Facebook)
16:24, 12 FevVENEZA ZLR

(ANSA) - No segundo dia do Carnaval de Veneza, cerca de 100 barcos históricos comandados por 500 remadores fizeram um cortejo aquático pelo Canal Grande, percorrendo desde a Punta della Dogana até o rio Cannaregio.

O evento ocorreu entre a manhã e a tarde deste domingo (12), na segunda parte da "festa sobre a água", grande evento de abertura do carnaval veneziano. Na primeira, realizada na noite do último sábado (11), um desfile de barcos levou pirotecnia, dança e música aos canais do município.

No ponto de chegada do cortejo deste domingo, foi montado um estande enogastronômico com especialidades da culinária local. O encerramento da celebração também foi marcado pelo lançamento de centenas de bexigas coloridas.

Como acontece em todos os anos, a cidade está repleta de turistas e convive com barcos e restaurantes lotados e filas para entrar em seus principais museus.

No próximo sábado (18), começará o concurso da máscara mais bela do Carnaval de Veneza, quando os concorrentes desfilarão em uma passarela na praça San Marco com suas fantasias. O vencedor será conhecido no dia 28 de fevereiro e escolhido por votação popular. Também haverá uma categoria dedicada às crianças.

Ainda no dia 18, acontecerá a "Festa das Marias", quando 12 garotas desfilarão pelas vias de Veneza até a praça San Marco, onde serão apresentadas ao público. O anúncio da "Maria" do Carnaval de 2017 será feito em 28 de fevereiro.

Mas o ápice das festividades deve acontecer no próximo domingo (19), no tradicional "voo do anjo", quando a "Maria" de 2016 sobrevoará a praça San Marco em uma tirolesa e vestindo sua fantasia. Neste ano, o papel ficará a cargo de Claudia Marchiori, de 22 anos.

Apesar de reunir milhares de pessoas, o Carnaval de Veneza acontece em um momento de tensão elevada por causa do turismo de massa na cidade, que tem convivido com frequentes protestos contra comportamentos inadequados dos viajantes, como jogar lixo no chão, urinar na rua e se atirar nos canais. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA