Itália terá mais de 100 eventos para celebrar 150 anos de Pirandello

Vencedor do Nobel é um dos ícones da literatura italiana

Luigi Pirandello será tema de homenagens nos 150 anos de seu nascimento
Luigi Pirandello será tema de homenagens nos 150 anos de seu nascimento (foto: Reprodução/Twitter)
15:47, 05 MarROMA ZLR

(ANSA) - O Ministério das Relações Exteriores da Itália promoverá mais de 100 eventos ao longo de 2017 para celebrar os 150 anos do nascimento do escritor Luigi Pirandello, um dos maiores nomes da literatura do país.

A programação envolverá toda a rede diplomática da península e o Instituto Italiano de Cultura, que inclui sedes no Rio de Janeiro e em São Paulo.

"Estamos organizando, na Farnesina [sede do Ministério das Relações Exteriores], um calendário de iniciativas de comemoração, inclusive em nível internacional, para prestar homenagem à figura e às obras do grande dramaturgo", disse no último sábado (4) o chanceler Angelino Alfano.

O programa incluirá atividades ligadas à literatura, ao teatro, ao cinema e ao turismo cultural. Uma delas é o concurso para a elaboração de uma peça teatral inspirada em uma obra de Pirandello, que terá a participação de escolas italianas no exterior.

Boa parte dos eventos acontecerá durante a Semana da Língua Italiana no Mundo, que será em outubro e terá como tema a relação entre idioma e cinema. "É importante comemorar um grande artista que atravessou o último século, muito além de sua morte, dando nome às inquietudes e ao espírito do tempo e levando a Sicília e toda a Itália ao centro da cultura literária mundial", acrescentou Alfano.

Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1934, Pirandello é autor de clássicos como "O falecido Mattia Pascal" e faleceu em 1936, em Roma, aos 69 anos. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA