Siena sediará festival da língua italiana em abril

Aluno que criou a famosa palavra "petaloso" estará no evento

Siena sediará festival da língua italiana em abril
Siena sediará festival da língua italiana em abril (foto: Ansa)
15:13, 15 MarSIENA ZSG

(ANSA) - A cidade de Siena, na região italiana da Toscana, irá sediar entre os dias 7 e 9 de abril o evento "Parole in Cammino, Festival dell'Italiano e delle lingue d'Italia" ("Palavras no Caminho, Festival do Italiano e das Línguas da Itália").

O grande festival que homenageará o idioma do país, amado e estudado em todo o mundo, será realizado pela Associação La Parola Che Non Muore (A Palavra que não Morre) e dirigida pelo linguista e crítico literário Massimo Arcangeli.

Na programação do evento, estão marcados encontros com dezenas de grandes nomes, entre acadêmicos, poetas, intelectuais, escritores, artistas, jornalistas e até vencedores das Olimpíadas Nacionais de Italiano.

Entre eles estarão mestres dos neologismos italianos, como o jornalista Enrico Mentana, que criou a palavra "Webete" - junção dos vocábulos "web" e "ebete" (estúpido, em português) que qualifica pessoas que destilam ódio nas redes sociais -, e o pequeno Matteo T., responsável pela palavra "petaloso" - que literalmente significa "com muitas pétalas", mas que é usado para se referir a algo "muito bonito" -, e que será acompanhado pela sua professora Margherita Aurora.

Além disso, também acontecerão no mesmo período iniciativas paralelas, como os dois concursos de redação nas escolas italianas, nos quais os alunos terão que criar duas composições: uma de um texto original para ser cantado e outro sobre as palavras que podem mudar o mundo.

Outro projeto relacionado ao evento é o de traduzir palavras ou criar novos vocábulos no Twitter na conta @ParoleInCammino e com a hashtag #Twittabolario. Por fim, nas galerias do Palazzo Patrizi, também em Siena, acontecerá nos três dias do festival uma grande feira do livro italiano. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA