Conheça 10 universidades belas e conceituadas da Itália

Além de cursos qualificados, elas oferecem história e beleza

Conheça 10 universidades belas e conceituadas da Itália (foto: ANSA)
20:31, 12 SetBOLONHA ZBF

(ANSA) - Por Ida Bini- Várias universidades públicas e privadas da Itália estão entre as melhores do mundo. Mas, vão além de oferecerem cursos qualificados, muitas também se tornam pontos turísticos devido às suas belezas arquitetônicas e históricas.

Confira as 10 universidades mais bonitas e prestigiadas da Itália:

- Alma Mater Studiorum di Bologna: Uma universidade que teve como estudantes Dante Alighieri, Nicolau Copernico e os papas Alexandre VI e Gregório XV, além de outros grandes nomes da história. A Universidade de Bologna é a mais antiga da Europa, fundada em 1088 como uma Escola de Direito. A instituição possui atualmente mais de 78 mil alunos, com mais de 10 opções de cursos.

- Università Ca' Foscari di Venezia: A Universidade de Veneza é pública e foi fundada em 1868, como uma escola especializada em cursos de comércio. A instituição está localizada no palácio Ca' Foscari e oferece 16 cursos de graduação, além de diversos outros de douturado e mestrado. A universidade possibilita visitas dentro da instituição, que duram cerca de uma hora.

- Università degli Studi di Catania: A mais antiga da Sicília, fundada em 1434, a Universidade de Catania é também a segunda maior da Europa. Ela está localizada no belíssimo mosteiro de San Nicolo l'Arena. Atualmente, a instituição se destaca pelos cursos em botânica, astronomia e literatura.

- Università degli studi di Pavia: Fundada em 1361, por Galeazzo Visconti II, a Universidade de Pavia é uma das mais antigas e prestigiadas da Itália. A instituição passou por várias reformas, mas a sua famosa biblioteca Teresiana e o teatro de física, onde Alessandro Volta apresentou a Napoleão Bonaparte a invenção da bateria, estão completamente restauradas. Aos amantes de medicina, a universidade contém um arquivo histórido de ferramentas utilizadas do século XV ao XX. Atualmente, a instituição oferece mais de 80 cursos de graduação e mais de 20 de doutorado e mestrado.

- Scuola Normale Superiore di Pisa: Em 2016, a Universidade de Pisa foi considerada uma das melhores instituições de ensino da Itália e também está entre as 50 melhores universidades da Europa. A universidade foi fundada em 1810 e está localizada no Palácio da Carovana. Por lá já estudaram diversos grandes nomes da história, como Galileu Galilei.

- Università degli Studi di Padova: Fundada em 1222, a Universidade de Padova se localiza Palácio Bo, no centro histórico da cidade, que é sua sede desde 1539. No século XX, a instituição passou por uma grande reforma e atualmente conta com nove museus universitários, sendo seus pátios e salas verdadeiras galerias de arte.

- Università degli Studi Federico II: Em Nápoles, no ano de 1224, essa universidade foi fundada pelo Rei da Sicília, Federico II. A instituição é conhecida por ser a primeira aberta através de um procedimento estatal, além de ser a mais antiga universidade laica do mundo. Atualmente ela é dividida em 26 departamentos e quatro escolas.

- Università degli Studi di Scienze Gastronomiche di Pollenzo: Fundada em 2004, essa universidade está localizada na província de Cuneo é bem mais nova do que as anteriores. Esta instituição, que fica na pequena cidade de Pollenzo, é conhecida como a "agência" dos profissionais gastronômicos. Por lá, são oferecidos cursos para chefe de cozinha e até de ciência e tecnologia alimentar.

- Università degli studi di Siena: Fundada em 1240, a Universidade de Siena é considerada uma das mais prestigiadas da Itália. Com 15 departamentos, a instituição atualmente oferece mais de 30 opções de cursos de graduação, além de mais de 25 cursos de pós-graduação e mestrado.

- Politecnico di Milano: A primeira universidade de Milão, fundada em 1863, está localizada no distrito de Bovisa e possui cinco filiais espalhadas pela Itália. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA