Parma recebe festival de gastronomia neste fim de semana

Evento apresentará pratos brasileiros típicos de Paraty e Belém

Paraty, no Rio de Janeiro,uma das 'Cidades Criativas' da Unesco terá sua gastronomia apresentada no Festival
Paraty, no Rio de Janeiro,uma das 'Cidades Criativas' da Unesco terá sua gastronomia apresentada no Festival (foto: WikiCommons/Florian Höfer)
20:06, 01 JunPARMA ZLR

(ANSA) - A cidade de Parma, localizada na Emília-Romana, na Itália, sediará o "City of Gastronomy Festival" - que reúne chefs renomados, talk shows e palestras sobre pratos do mundo todo - neste fim de semana.

Uma das propostas do festival é apresentar a culinária de oito municípios considerados "Cidades Criativas para a Gastronomia" pela Unesco. Dentre eles, há dois do Brasil: Belém, no Pará, e Paraty, no Rio de Janeiro.

A culinária "criativa" da capital paraense inclui açaí com camarão e farinha; tacacá (caldo feito com a goma da mandioca, camarões e tucupi); maniva (folha da mandioca brava); e pato no tucupi.

Enquanto que os pratos mais famosos da cidade fluminense são camarão casadinho (dois camarões fritos recheados com farofa); e manuê de bacia (bolo feito com melado de cana).

Além deles, o "City of Gastronomy Festival" reunirá chefes de Dénia, na Espanha, Alba, na Itália, Bergen, na Noruega, Gaziantep, na Turquia, Macau, na China, e Tsuruoka, no Japão.

A festividade ainda contará com a presença de 10 cozinheiros italianos, dentre eles cinco premiados pelo Guia Michelin, que mesclarão o "made in Parma" com sabores internacionais.

Dentre as comidas exibidas, estará o "guacamole à parmegiana", acompanhado por um "suíno ibérico secreto", e "gaspacho de molho de tomate com tortiglioni fritos e sorvete à parmegiana".

"A gastronomia é, desde sempre, uma experiência, mas também uma expressão da criatividade de um território", disse o secretário de Turismo e Comércio de Parma, Cristiano Casa.

O "City of Gastronomy Festival" é organizado pela Associação Parma Taste of Future e patrocinado pelo Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas e pelo Ministério de Bens, Atividades Culturais e Turismo da Itália, que batizou 2018 como o "Ano da Gastronomia Italiana".

Os eventos ocorrerão na Piazza Garibaldi e na Pizza Ghiaia, nos dias 2 e 3 de junho. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA