Brasília e RJ recebem mostras de cinema italiano em junho

Rio terá sessão ao ar livre com a presença de Vittorio Storaro

Ministério de Relações Exteriores promoverá exibição de mostra italiana em 100 cidades do mundo.
Ministério de Relações Exteriores promoverá exibição de mostra italiana em 100 cidades do mundo. (foto: Divulgação )
21:20, 01 JunSÃO PAULO ZLR

(ANSA) - Brasília e Rio de Janeiro celebrarão, a partir da próxima segunda-feira (4), a "Semana do Cinema Italiano no Mundo".

A iniciativa, instituída pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália, visa levar filmes clássicos e produções contemporâneas do país europeu para todo o planeta.

Na capital brasileira, a Embaixada da Itália leva a mostra ao "Cine Brasília", entre os dias 4 e 9 de junho. Os longas serão exibidos com áudio original e legenda em português, todos os dias, às 20h30.

O filme "La kryptonite nella borsa", de Ivan Cotroneo, abrirá o festival. A trama gira em torno de Peppino, que vai morar com seus tios depois que sua mãe fica depressiva. Quando seu primo é morto por um ônibus, ele terá de lidar com a realidade de uma maneira diferente.

Na quarta-feira (6), o Cine Brasília exibe "L'industriale", de Giuliano Montaldo, que conta a história de um empresário imerso em dívidas e com poucos dias para tentar impedir a falência de sua fábrica e de seu casamento com uma arquiteta.

Já na quinta (7), será apresentado "É stato il figlio", de Daniele Cipro. O longa retrata a morte de Serenella, em meio a uma ação do crime organizado, e sua família decide pedir indenização à máfia.

Por sua vez, na sexta (8), a produção de Ivano di Matteo "Gli equilibristi" será a atração, ilustrando um homem de 40 anos que vê sua vidar mudar quando sua esposa descobre uma traição. O encerramento da mostra, no sábado (9), terá a exibição da comédia "Scialla!". O filme de Francesco Bruni mostra um professor que vive tranquilamente até descobrir que um de seus alunos é seu filho.

Todas as sessões têm entrada franca e classificação indicativa de 14 anos.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a programação é por conta do Instituto Italiano de Cultura, em parceria com a Oberon Media e o Cine Joia. Eles promoverão o "Cinema Belvedere", que terá sessões de filmes contemporâneos ao ar livre a partir de 7 de junho, às 18h30, com direito a degustação de pizzas e especialidades da cozinha italiana preparadas pela Caffetteria del Cassino.

O evento, que ocorrerá no terraço panorâmico do Consulado Geral da Itália na cidade, contará com a presença do diretor de fotografia e cinegrafista italiano Vittorio Storaro.

Conhecido por "escrever com a luz", Storaro venceu três prêmios do Oscar e é embaixador da iniciativa "Fare Cinema" no Brasil. O filme de abertura será "Il Tè nel Deserto", dirigido por Bernardo Bertolucci, obra que rendeu a Storaro o prêmio de "Melhor Fotografia" no Bafta de 1991. A entrada é franca.

Além da produção de Bertolucci, serão projetados os longas "Viva la Libertà", de Roberto Andò (14 de junho); "In Guerra per amore", de Pierfrancesco Diliberto (21 de junho); "É stato il Figlio", de Daniele Ciprì (28 de junho); e "Smetto quando voglio", de Sydney Sibilia (5 de julho).

Para assistir aos filmes a partir de 14 de junho, é necessário adquirir ingresso na bilheteria. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA