Cidade italiana recorda 700 anos da morte de Dante Alighieri

Homenagem será feita com um festival de cinco dias

Ravenna receberá um festival de cinco dias em memória dos 700 anos da morte de Dante Alighieri.
Ravenna receberá um festival de cinco dias em memória dos 700 anos da morte de Dante Alighieri. (foto: ANSA)
17:08, 03 JulRAVENNA ZLR

(ANSA) - A cidade de Ravenna, na Itália, homenageará os 700 anos da morte de Dante Alighieri com um festival no próximo mês de setembro.

A oitava edição de "Dante 2021", que acontecerá entre os dias 12 e 16 de setembro, contará com encontros, espetáculos e concertos com entrada franca, todos relacionados com a obra do poeta.

Além disso, entre os dias 5 e 8 do mesmo mês, haverá o "Dante Hors d'Oeuvre", um ciclo de quatro "pequenas leituras dantescas".

Dentre os convidados está o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, que, no dia 14, discutirá as perspectivas europeias, culturais e políticas com o presidente da Associação Bancária Italiana, Antonio Patuelli.

Além deles, o jurista e ex-presidente da Corte Constitucional Giovanni Maria Flick falará sobre "valores e profecias dantescas para a Itália de hoje", nos Antigos Mosteiros Franciscanos, no dia 15.

Já o professor da Universidade de Pequim Wen Zheng ilustrará a influência da figura e das obras de Dante na China, no dia 12.

E o lexicógrafo Mario Cannella, diretor de vocabulário do dicionário Zingarelli, tentará descobrir como Dante se manifesta no dicionário.

Haverá ainda a entrega do prêmio "Musica e parole" ("Música e palavras") ao cantor italiano Cristiano De André e o "Dante-Ravenna 2018" ao dramaturgo francês René de Ceccatty.

Ravenna tem uma forte relação com o escritor, pois foi lá que ele terminou de escrever o "Paraíso" da "Divina Comédia" e onde faleceu, provavelmente de malária, em 14 de setembro de 1321.

Dante foi poeta, escritor e político e é conhecido como "pai da língua italiana" moderna. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA