São Paulo terá debate sobre condição da mulher no cinema

Evento faz parte da programação do 2º Italian Film Fest

São Paulo terá debate sobre condição da mulher no cinema
São Paulo terá debate sobre condição da mulher no cinema (foto: Ansa)
14:09, 22 SetSÃO PAULO ZBF

(ANSA) - Sob os ecos do movimento #MeToo e das campanhas por representação igualitária de gênero, a 2ª edição do Italian Film Fest promoverá um debate em São Paulo sobre a condição feminina no cinema.

As cineastas Fernanda Pessoa e Tatiana Lohmann irão discutir, em um evento aberto ao público, a figura da mulher no cinema contemporâneo, analisando os desafios encontrados diante e atrás das câmeras.

De acordo com um levantamento de dados, de todos os filmes brasileiros registrados na Agência Nacional do Cinema (Ancine) entre 2009 a 2016 e lançados comercialmente em salas de exibição, menos de 17% foram dirigidos por mulheres.

Preconceitos, diferenças salariais, assédios ou abusos sexuais, dificuldades de carreira estão na pauta do encontro, assim como a maneira como as mulheres são retratadas e assumem papeis e personagens no cinema. Fernanda Pessoa é a diretora do longa "Histórias que Nosso Cinema (não) Contava". A obra propõe uma releitura histórica da ditadura militar no Brasil e da sociedade à época, através de uma montagem com trechos de filmes da "pornochanchada" dos anos 70.


Já Tatiana Lohmann assina longas como "SLAM: Voz de Levante" e "Solidão e Fé". O primeiro é um documentário feito junto com Roberta Estrela D'Alva e que retrata as batalhas de poesia performáticas (Poetry Slam) ocorridas em periferias. O segundo fala sobre o universo masculino dos rodeios nacionais: Rio Verde, Novo Horizonte e Barretos.


O debate do Italian Film Fest ocorrerá às 18h30, no dia 27 de setembro, na sede do Unibes Cultural, na Rua Oscar Freire, e será mediado pela jornalista Beatriz Farrugia, da agência italiana de notícias ANSA. A entrada é gratuita.

O evento faz parte da programação do 2º Italian Film Fest, festival de cinema italiano que ocorre entre os dias 24 e 30 de setembro, com sessões de filmes e workshop.

Confira a programação completa:

Dia 24/9: 11h - "Os Sonhos"/ 19h - Cerimônia de abertura do festival e homenagens/ 20h - "A verdade está no céu"

Dia 25/9: 11h - "O núcleo"/16h- "Gato Cinderela"/18h - "Tito e o Pássaro"/20h - "O que você quiser"

Dia 26/9: 11h - Workshop/14h: "Interminável como o espaço"/16h: "Uma história de amor e fúria"/18h: "Loucura abençoada"/20h: "Um gato no anel viário"

Dia 27/9: 18h30: Debate "A condição feminina no cinema"/20h: "O que você quiser"

Dia 28/9: 11h: "Uma olhada na Terra"/13h: "Amor e submundo"/17h: Debate "A relação entre a TV e o cinema"/18h30: "Minha filha"/20h30: "A ternura"

Dia 29/9: 11h: "Tito e o pássaro"/18h: "Gato cinderela"/ 20h: "Histórias que nosso cinema (não) contava"

Dia 30/9: 11h: "Aventura"/ 14h: "Os sonhos"/18h: "Gaia - Viagem de Pulcinella na Amazônia"/ 19h: Cerimônia de encerramento e homenagem

Serviço: 2º Italian Film Festival

Local: Unibes Cultural, Rua Oscar Freire, 2.500 - São Paulo

Data: de 24 a 30 de setembro

Site: http://italianfilmfest.com.br (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en