Roma recebe exposição sobre Andy Warhol

A mostra comemora os 90 anos do criador da pop art

Roma recebe exposição sobre Andy Warhol (foto: ANSA)
21:07, 03 OutROMA ZBF

(ANSA) - Criador da pop art, Andy Warhol será homenageado em uma mostra inaugurada nesta quarta-feira (3) no Complesso del Vittoriano, em Roma. A exposição, que fica em cartaz até o próximo 3 de fevereiro, comemora 90 anos do nascimento do pintor e exibirá as suas obras mais famosas, como os retratos de Marilyn Monroe e Liz Taylor, a famosa latinha de sopa Campbell e as séries Polaroid.

A mostra, além de percorrer a sua carreira artística, conta sobre a sua vida, feita de transgressões, intuições e excessos, reconstruindo o espírito de três décadas, dos anos 60 aos 80.

Com mais de 170 obras, a capacidade visionária e as obsessões de Warhol aparecem, batendo de frente com as novas formas de comunicação de massa, revolucionando o conceito de arte, a prática artística, mas também o universo da música, do cinema e da moda.

No início do percurso, constam os ícones mais característicos da arte de Warhol, obras que fazem parte do imaginário coletivo.

Depois, em um cômodo que se assemelha a um campo de flores luminosas, documenta os trabalhos que mostram a sua ligação com a Itália (a série do Vesúvio), com os estilistas e as estrelas da música e do cinema.

 "Se Warhol estivesse vivo hoje, talvez andasse com o smartphone em mãos, pronto para compartilhar fotografias nas redes sociais", brincou Matteo Bellenghi, curador da exposição. "Talvez se estivesse vivo poderíamos ver um upgrade da sua obra". "Esse projeto é um conjunto de imagens, objetos e curiosidades, para compreender o homem além do artista", concluiu Belenghi.

    (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA