Embaixada da Itália no Brasil apresenta livro sobre migração

Evento acontece por ocasião do 'Dia Nacional do Imigrante'

Embaixada da Itália no Brasil apresenta livro sobre migração
Embaixada da Itália no Brasil apresenta livro sobre migração (foto: Foto / Divulgação )
12:51, 19 FevSÃO PAULO ZCC

(ANSA) - No próximo dia 21 de fevereiro, data em que é celebrado o "Dia Nacional do Imigrante Italiano", o grupo Parlamentar Brasil-Itália e a Embaixada da Itália no Brasil apresentarão o livro "Em Alto-Mar", de Edmondo De Amicis, sobre a travessia de imigrantes italianos.

A cerimônia será realizada às 10h da manhã (horário local), no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. Com entrada gratuita, o evento contará com a presença da tradutora da obra, Adriana Marcolini.

Lançado na Itália em 1889 (com o nome original de Sull'Oceano) e considerado um best seller da época, o livro é o primeiro romance sobre a imigração italiana na América.
   

A publicação narra a viagem de navio feita pelo escritor e jornalista italiano De Amicis (1846-1908) em 1884 de Gênova a Buenos Aires, na Argentina, junto com 1700 passageiros, em sua maioria camponeses, que buscavam uma perspectiva de vida melhor nos países da América do Sul. 

O Brasil é o maior país com raízes italianas em todo o mundo. Pela importância que a comunidade italiana representa para a construção do Brasil, a lei nº 11.687, de 2 de junho de 2008, instituiu oficialmente o Dia Nacional do Imigrante Italiano no calendário de todo o país.

A escolha do dia 21 de fevereiro é uma homenagem à expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo, em 1874. Este evento ficou marcado como o inicio do processo de migração em massa dos italianos para o Brasil.

Com a crise que se instalou na Itália durante meados do século XIX e XX, muitos camponeses italianos aceitaram os pedidos do governo brasileiro para trabalharem nas lavouras do país, principalmente nas regiões sudeste e sul. Estima-se que atualmente existam aproximadamente 30 milhões de descendentes de italianos vivendo em terras brasileiras. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA