Brasil celebra 'Dia do Imigrante Italiano' nesta quinta-feira

Em homenagem aos italianos, a ANSA reconta algumas histórias

Brasil celebra 'Dia Nacional do Imigrante Italiano'
Brasil celebra 'Dia Nacional do Imigrante Italiano' (foto: Ansa)
15:56, 21 FevSÃO PAULO ZCC

(ANSA) - No dia 21 de fevereiro de 1874, chegava ao Brasil o Vapor "La Sofia" com a primeira leva de imigrantes italianos, composta por 380 famílias. Em homenagem a esta data, desde 2008 o Brasil celebra o "Dia Nacional do Imigrante Italiano" todo  21 fevereiro.

A travessia pelo Oceano Atlântico mudou a vida daqueles passageiros e também de uma nação inteira, o Brasil. Andar por São Paulo, por exemplo, é esbarrar a todo momento na herança deixada pela imigração italiana em suas ruas, lojas, monumentos, edifícios históricos e, principalmente, restaurantes.

Das 2,5 milhões de pessoas que passaram pela antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás entre 1887 e 1978, mais de 700 mil eram provenientes da Itália, país que originou o maior movimento migratório internacional da história do Brasil.   

A data para homenagear o povo que escolheu o Brasil como segunda pátria foi instituída no dia 2 de junho de 2008, sob a lei de número 11.687, para celebrar a expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo.

Com a crise instalada na Itália durante meados do século 19 e 20, diversos camponeses vieram ao país latino para trabalhar nas lavouras do território brasileiro, principalmente nas regiões sudeste e sul, em busca de uma nova vida.

Para homenagear os italianos que vivem por aqui, a ANSA Brasil reconta algumas histórias de leitores. Assista ao vídeo:

(ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA