Congresso Nacional celebra Dia do Imigrante Italiano

Sessão solene ocorreu no plenário da Câmara dos Deputados

Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília
Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília (foto: EPA)
15:56, 21 FevSÃO PAULO ZLR

(ANSA) - A Câmara dos Deputados realizou na manhã desta quinta-feira (21) uma sessão solene para celebrar o Dia Nacional do Imigrante Italiano, instituído em 2008 para homenagear o maior movimento migratório internacional da história do Brasil.

A cerimônia ocorreu pouco depois das 9h e foi acompanhada pelo embaixador italiano em Brasília, Antonio Bernardini, e pelo presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Itália, Rubens Bueno (PPS-PR), no plenário da Câmara.

"Grande sucesso da celebração do Dia do Imigrante Italiano no Parlamento brasileiro", comemorou Bernardini no Twitter. A data foi escolhida em homenagem à chegada do navio La Sofia em Vitória, no dia 21 de fevereiro de 1874, que ficou marcado como início do processo de migração em massa de italianos para o Brasil.

A chamada Expedição Tabacchi partiu do porto de Gênova e trouxe ao país falantes de italiano do Trentino-Alto Ádige, que na época pertencia ao Império Austro-Húngaro. No entanto antes disso já havia relatos sobre a presença de italianos em Santa Catarina.

Com a Itália em crise em meados dos séculos 19 e 20, centenas de milhares de camponeses decidiram tentar a sorte nas lavouras do Sudeste e nas colônias do Sul. O resultado disso foi o maior movimento migratório internacional da história do Brasil, que hoje abriga milhões de ítalo-descendentes.

Entre 1887 e 1978, mais de 700 mil italianos passaram pela Hospedaria de Imigrantes do Brás, em São Paulo, que ficaria conhecida como "a maior cidade italiana fora da Itália". (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA