Eventos em SP e MG celebram 500 anos da morte de Da Vinci

Artista italiano é um dos nomes mais importantes do Renascimento

Eventos em SP e MG celebram 500 anos da morte de Da Vinci
Eventos em SP e MG celebram 500 anos da morte de Da Vinci (foto: Foto / Divulgação )
20:45, 08 AbrSÃO PAULO ZCC

(ANSA) - O gênio italiano Leonardo Da Vinci (1452-1519), uma das figuras mais importantes do Renascimento, será celebrado em um série de eventos em São Paulo e Minas Gerais, no ano em que se comemora os 500 anos de sua morte.

No próximo dia 15 de abril, data de nascimento do pintor italiano, o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (IIC), em Higienópolis, irá inaugurar o evento científico e artístico "Decifrando Da Vinci", a partir das 19h (horário local).
   

Com entrada gratuita, a celebração contará com a apresentação de vídeos projetados na fachada da sede do IIC do arquiteto italiano Cesare Pergola, feitos a partir de desenhos de Da Vinci para a batalha de Anghiari e a representação do Dilúvio.
   

Além disso, haverá um recital de música renascentista e uma palestra com os professores da Unifesp e USP, André Tavares Pereira e Luciano Migliaccio, respectivamente, para debater a importância de Da Vinci para a arte.
   

"[Leonardo] da Vinci é o artista que melhor encarna o ideal renascentista de um gênio universal, que estava sempre em busca de uma nova solução para os problemas técnicos da realização de suas obras ambiciosas", explicou Michele Gialdroni, diretor do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo.
   

Já em Minas Gerais, a Casa Fiat de Cultura, em parceria com a Fundação Torino e o Consulado da Itália em Belo Horizonte, promoverá palestras no programa "Quartas Italianas" para relembrar a importância e contribuição do gênio para a cultura, arte e ciência.

Durante este primeiro semestre, os principais temas a serem debatidos são pintura, arquitetura, projetos e ideias de Da Vinci.

Com entrada gratuita, a primeira palestra, "Arte como Ciência nas pinturas de Da Vinci", acontecerá no próximo dia 10 de abril, das 19h30 às 21h (horário local), na Casa Fiat de Belo Horizonte, e será realizada pelo especialista em história da arte e professor da Fundação Torino, Luciano Sepulveda.
   

Serviço:

São Paulo -

Decifrando da Vinci

Data: 15/04

Horário: 19h

Local: Avenida Higienópolis, 436 - Higienópolis SP/SP

Entrada gratuita

Minas Gerais -

"Arte como Ciência nas pinturas de Da Vinci"

Data: 10/04

Horário: 19h30 às 21h

Local: Praça da Liberdade, 10 - Funcionários - BH/MG

Entrada gratuita (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA