Evento 'Estudar na Itália' tira dúvidas de brasileiros

Governo italiano fará evento dia 15, em Brasília

Evento 'Estudar na Itália' tira dúvidas de brasileiros
Evento 'Estudar na Itália' tira dúvidas de brasileiros (foto: ANSA)
08:43, 09 MaiSÃO PAULO ZBF

(ANSA) - A embaixada italiana em Brasília realizará no próximo dia 15 um evento para esclarecer dúvidas e orientar interessados em estudar na Itália.

Chamado de "Estudar na Itália", o encontro terá a presença do embaixador Antonio Bernardini e abordará temas como o formato do sistema acadêmico italiano, as bolsas oferecidas pelo governo, os procedimentos administrativos e as emissões de vistos de estudantes.

Desde a fundação da primeira universidade em Bolonha, em 1088, a Itália contribui de forma determinante ao desenvolvimento do conhecimento nas áreas das ciências aplicadas graças à genialidade de cientistas como Leonardo da Vinci e Galileu Galilei, fundadores do método científico.

Sucessivamente, enquanto a linguagem da industrialização se propagava, Guglielmo Marconi criou as bases para a moderna comunicação wireless, inventando o primeiro sistema prático de telegrafia sem fios.

Mais recentemente, em um mundo mais consciente da importância desempenhada pela linguagem informática, a Itália se destacou desenvolvendo o primeiro computador que foi colocado à venda, conhecido como P101. Poucos anos depois, o físico Federico Faggin inventou o primeiro microprocessador.

A Itália também é notória na linguagem da física graças a personalidades como Fabiola Giannotti, responsável pela recente descoberta do Bóson de Higgs, e nas neurociências, com a descoberta dos neurônios-espelhos por parte do neurofisiologista Giacomo Rizzolati.

Atualmente, a Itália conta com 61 universidades públicas, 30 universidades particulares e 11 entes públicos de pesquisa, além de cursos de graduação de vanguarda, instituições AFAM (Alta Formação Artística, Musical e Corêutica) e 339 cursos ministrados em língua inglesa.

SERVIÇO

Estudar na Itália (evento em português) LOCAL: Embaixada da Itália em Brasília DATA: 15 de maio HORA: 16h ENTRADA FRANCA sujeita à lotação INSCRIÇÕES: Para garantir a sua participação envie um e-mail com seu nome para: eventos.brasilia@esteri.it (sua presença estará confirmada sem necessidade de e-mail de resposta).

PROGRAMAÇÃO

16h: Saudação do Embaixador da Itália no Brasil Antonio Bernardini 16h10: O SISTEMA ACADÉMICO ITALIANO, Profa. Patrizia Magnasco, chefe do departamento escolar da Embaixada

16h45: AS BOLSAS DE ESTUDO OFERECIDAS PELO GOVERNO ITALIANO, Profa. Patrizia Magnasco, chefe do departamento escolar da Embaixada 17h: ESTUDAR NA ITÁLIA: UM TESTEMUNHO DIRETO, Profa. Michelle Alvarenga, Responsável Italiano sem Fronteiras - MEC

17h30: PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS PARA ESTUDAR NA ITÁLIA: A PRÉ-INSCRIÇÃO, Dra. Alessandra Crimi, Chefe do Departamento Cultural da Embaixada 18h: EMISSÃO DA DECLARAÇÃO DE VALOR, Dra. Luisa Fantini, Departamento Cultural da Embaixada

18h30: PROCEDIMENTOS PARA A EMISSÃO DO VISTO DE ESTUDANTE, Dr. Giuseppe Patané, chefe da chancelaria consular da Embaixada (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en