Pistoia anuncia candidatura a 'Capital Mundial do Livro'

O nome da cidade escolhida será divulgado no dia 1º de julho

Pistoia anuncia candidatura a 'Capital Mundial do Livro'
Pistoia anuncia candidatura a 'Capital Mundial do Livro' (foto: Ansa)
19:41, 13 MaiPISTOIA ZCC

(ANSA) - A cidade de Pistoia, localizada entre Florença e Lucca, na região da Toscana, anunciou sua candidatura para se tornar "Capital Mundial do Livro" em 2021.

A iniciativa foi revelada pela administração municipal em comunicado divulgado no último sábado (11) no Salão do Livro de Turim. A candidatura foi apresentada oficialmente na biblioteca de San Giorgio, na Toscana.

"A participação de Pistoia na candidatura de Capital do Livro pode representar uma importante força para a visibilidade da cidade a nível nacional e internacional", diz o texto.

Até hoje, a única cidade italiana que foi reconhecida como Capital do Livro foi Turim, em 2006. Entre as outras cidades que já venceram o título estão: Atenas, Kuala Lumpur, Montreal, Bogotá, Nova Deli e Bangkok.

"Embora Pistoia seja uma realidade de média dimensão, queremos apresentar sua candidatura, acreditando que seja útil tentar traduzir as muitas atividades que giram em torno da leitura na cidade, em um mapa legível e capaz de expressar uma ideia convincente e inovadora de leitura e promoção de livros", acrescenta o comunicado.
 

Entre as atividades reconhecidas na cidade estão as desenvolvidas nas bibliotecas San Giorgio e Forteguerriana, que envolvem editores, autores, tradutores e também outras instituições e associações culturais, além de cidadãos e empresas.

O nome da cidade escolhida será divulgado no próximo dia 1º de julho na sede da Unesco. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en