Festa do cinema italiano ‘8 ½’ começa nesta quinta com sessões pelo Brasil

Festival terá 300 exibições em 16 cidades durante o mês de agosto

8 1/2 Festa do Cinema Italiano começa nesta quinta no Brasil
8 1/2 Festa do Cinema Italiano começa nesta quinta no Brasil (foto: ANSA)
15:37, 07 AgoSÃO PAULO ZCC

(ANSA) –  Começa nesta quinta-feira (8) a edição de 2019 do festival italiano de cinema “8 ½”. Ao todo, 16 cidades brasileiras receberão mais de 300 sessões das mais recentes produções do cinema contemporâneo da Itália, exibidas a preços populares. 

A expectativa é de que o evento, que já é aguardado anualmente no calendário cultural brasileiro, atraia um público de quase 30 mil pessoas.
Trazendo os principais lançamentos do cinema italiano, o “8 ½” também exibirá alguns títulos pela primeira vez no Brasil.


Os destaques deste ano são "Silvio e os Outros" (Loro), a mais recente obra de Paolo Sorrentino, “Lucia Cheia de Graça” (Troppa Grazia), de Gianni Zanasi, exibido na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes 2018, "Noite Mágica” (Notti Magiche), novo filme do consagrado Paolo Virzì, e “Euphoria”, de Valeria Golino. Completam a lista “Dafne”, de Federico Bondi, e “Bangla”, de Phaim Bhuiyan, premiado como a melhor comédia italiana do ano.


O festival ainda exibirá "Ricordi?", de Valerio Mieli, e o "Il Campeone", estrelado por Stafano Accorsi e Andrea Carpenzano.


O filme "A Melhor Juventude", de Marco Tullio Giordana, além de ser exibido no festival, contará com a presença especial do próprio diretor no Brasil.


Em São Paulo, Giordana dará uma masterclass no dia 8 , às 11h, no Cinema Itaú com entrada franca. No Rio, também aberta ao público, a aula ocorre no
Istituto di Cultura Italiana, no dia 12, às 18h.


“Em 2016, fizemos o festival em sete cidades. Em 2018, passamos para 12. Hoje, já são 16”, disse em entrevista à ANSA o diretor da Festa do Cinema Italiano, Stefano Savio, referindo-se à inclusão de Niterói, Londrina, Natal e Fortaleza no circuito.


“Nossa ideia é cobrir todo o território nacional. Sabemos que existem outros festivais italianos, mas percebemos que ocorriam em cidades específicas e uma grande área ficava descoberta”, comentou Savio.


De acordo com o diretor do evento, a “8 ½ Festa do Cinema Italiano” não tem uma temática única. “A ideia é levar um filme recente com efeitos emotivos, uma das marcas do cinema italiano. As produções sempre têm a capacidade de tocar o público emocionalmente”, afirmou Savio.


Para o diretor, a produção cinematográfica italiana hoje vive um momento interessante e com ideias mais amplas de cinema europeu. “Existiu um momento em que as produções italianas eram mais locais, regionalistas. Atualmente, há uma geração que faz um bom trabalho, com obras de autor”.

“É preciso ter coragem para investir em talentos e fórmulas novas. E a Itália está vendo alguns casos assim”, disse Savio.


A “8 ½ Festa do Cinema Italiano”, nasceu em Lisboa, Portugal, em 2008, e se expandiu para vários outros países de língua portuguesa, como Angola e Moçambique. No Brasil, ela ocorre desde 2014.
Neste ano, o festival ocorrerá em dois ciclos. O primeiro, até o dia 14, com sessões em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Niterói, Porto Alegre e Recife. Já o segundo, de 15 a 21 de agosto, em Belém, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Londrina, Natal, Salvador e Vitória.


O festival tem como principal patrocinadora a Fiat e é organizado no Brasil pela Associação Il Sorpasso, em colaboração com Mottironi Editore, o circuito Espaço Itaú de Cinema, o Cinema São Luiz, o Cine Jardins e o Cine Líbero Luxardo.


Além disso, a edição conta com o apoio institucional da Embaixada da Itália em Brasília, a Rede Consular Italiana no Brasil, dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e Rio de Janeiro e do Instituto Luce Cinecittà.


Os preços dos ingressos variam entre R$ 5 e R$ 24 em todas as cidades brasileiras.

As sessões acontecerão nos seguintes locais: Espaço Itaú de Cinema - Augusta (São Paulo); Espaço Itaú de Cinema - Botafogo (Rio de Janeiro); Cinema Belas Artes (Belo Horizonte); Espaço Itaú de Cinema - Casa Park (Brasília); Espaço Itaú de Cinema - Crystal (Curitiba); Espaço Itaú de Cinema - Bourbon Country (Porto Alegre); Cinema São Luiz (Recife); Reserva Cultural (Niterói); Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha (Salvador); Cine Líbero Luxardo (Belém); Cine Jardins (Vitória); Cine Show (Florianópolis); Lumière Cinema - Banana Shopping (Goiânia); Lumière Cinema (Londrina); Moviecom (Natal); e Cinema do Dragão (Fortaleza).

Confira a programação completa no site oficial do evento: http://www.festadocinemaitaliano.com.br/ (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA