Itália alerta para risco de geleira desabar no Mont Blanc

Massa de neve do glaciar Planpincieux se movimenta 60 cm por dia

Itália alerta para risco de geleira desabar no Mont Blanc
Itália alerta para risco de geleira desabar no Mont Blanc (foto: Ansa)
20:02, 24 SetAOSTA ZRS

(ANSA) - As autoridades da região do Vale de Aosta, no norte da Itália, alertaram nesta terça-feira (24) que parte da geleira Planpincieux, no lado italiano do maciço Mont Blanc (Monte Bianco, em italiano), pode entrar em colapso em breve.

De acordo com os últimos relatórios divulgados por técnicos da Fundação Montanha Segura, a massa de gelo de 250 mil metros cúbicos está se movimentando entre 50 e 60 centímetros por dia. Por conta do risco de avalanche, a pequena cidade de Courmayeur respondeu o alerta das autoridades ordenando o fechamento da estrada municipal Val Ferret.

"Esses fenômenos testemunham mais uma vez como a montanha está em uma fase de fortes mudanças devido a fatores climáticos, por isso é particularmente vulnerável", explicou o prefeito de Courmayeur, Stefano Miserocchi, em entrevista à ANSA.

O político ainda declarou que a área que poderá ser atingida pela possível avalanche não é urbanizada e nem possui instalações turísticas.

O glaciar Planpincieux é objeto de estudos da Fundação Montanha Segura desde 2013, que visa ter mais informações sobre os colapsos que ocorrem frequentemente na área. Outra geleira, a Whymper, está também sendo observada de perto pelos técnicos da organização.(ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA