'Caminho do Amor' de Cinque Terre será reaberto em 2023

Rota está fechada desde 2012 por causa de demoronamento

'Caminho do Amor' de Cinque Terre será reaberto em 2023
'Caminho do Amor' de Cinque Terre será reaberto em 2023 (foto: Reprodução / Instagram)
14:39, 06 OutGENOA ZCC

(ANSA) - Fechada desde 2012, a famosa "Via dell'Amore" de Cinque Terre, na região italiana da Ligúria, será reaberta em 2023, conforme projeto de viabilidade apresentado neste domingo (6) pelo ministro de Bens e Atividades Culturais da Itália, Dario Franceschini.

O caminho de quase um quilômetro de extensão, beirando precipícios entre as cidades de Riomaggiore e Manarola, passará por uma reforma estimada em 12 milhões de euros, fruto de um acordo entre o governo da Ligúria e os Ministérios dos Bens Culturais e do Meio Ambiente da Itália.

"Hoje, outro passo fundamental foi dado para a reabertura da Via dell'Amore e para o retorno total desse monumento nacional às comunidades de Riomaggiore e Manarola e aos muitos viajantes que percorreram esse caminho até o deslizamento de terra", disse Franceschini.

Ao apresentar o projeto de restauração e mitigação do risco hidrogeológico na Via dell'Amore, o ministro reforçou que agora terá um "intenso período de trabalho" para "realizar todas as atividades complexas necessárias para reabrir o caminho".

Uma das principais atrações do litoral do país, a via foi fechada após um deslizamento de pedras em 2012, que acabou ferindo quatro turistas.

O "caminho do amor", na tradução em português, ganhou fama romântica porque na época em que foi construído, meados de 1920, servia de esconderijo para jovens apaixonados.

"O caminho do amor é um símbolo no qual o dinheiro é investido por todos os cidadãos da Ligúria. É inaceitável que um dos símbolos do território, conhecido em todo o mundo, não estivesse mais acessível", disse Giovanni Toti, governador da região. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA