Itália lança ação para promover sua gastronomia no exterior

Campanha "Sabores da Itália" vai até novembro

Imagem que ilustra o livro "Giro d'Italia" (foto: Reprodução)
08:27, 18 OutSÃO PAULO ZLR

(ANSA) - A Italian Trade Agency (ITA), órgão oficial de promoção de empresas italianas no exterior, lançou nesta semana uma campanha para impulsionar a cultura e os negócios da enogastronomia do país europeu no Brasil.

A iniciativa se chama "Sabores da Itália" e, até o fim de novembro, realizará uma série de ações voltadas a diversos públicos para promover a excelência da culinária italiana.

A programação inclui o lançamento de um livro de receitas das 20 regiões da Itália, rodadas de negócios para o setor de alimentação, curso de gastronomia com um chef premiado, promoção de pacotes de turismo enogastronômico e degustações com venda a preços especiais de produtos "Made in Italy".

"Diante de um cenário tão positivo, a ITA realiza encontros e experiências para fortalecer as relações comerciais entre os dois países e ampliar o acesso do público a esses insumos aprimorados pela paixão e dedicação de quem os produz", diz Erica Di Giovancarlo, diretora da Italian Trade Agency no Brasil.

Segundo a ITA, o Brasil importou 7,7 bilhões de euros em produtos alimentares de todos os tipos no ano passado, e a Itália corresponde a 2,7% desse total, o que a coloca como 10° principal parceiro comercial nesse segmento e terceiro entre os países europeus, depois de Portugal e Espanha.

Em valores totais, as importações brasileiras de alimentos provenientes da Itália somaram 205 milhões de euros em 2018. Quase metade desse volume se concentra em três segmentos: vinhos (41 milhões), massas (25 milhões) e azeites (21,5 milhões).

Para Di Giovancarlo, a expectativa é que o acordo entre Mercosul e União Europeia amplie as oportunidades para os produtos italianos no Brasil, tornando-os mais acessíveis a uma maior parcela da população.

Programação

A campanha foi lançada no Brasil em 15 de outubro, em um evento no restaurante Felice e Maria, em São Paulo, com a presença do premiado chef italiano Roberto Cerea, dono de três estrelas no Guia Michelin.

O mesmo evento marcou o lançamento do livro "Giro d'Italia", do jornalista e cronista gastronômico J. A. Dias Lopes. A obra faz alusão à célebre prova de ciclismo e apresenta curiosidades e receitas de cada uma das 20 regiões da Itália. O livro pode ser baixado gratuitamente no site oficial da campanha, que ainda reúne a programação completa de atividades.

Cerea também dará nesta sexta-feira (18) um curso de gastronomia no Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif Brasil), em São Paulo, com três módulos independentes de uma hora e preço de R$ 200 cada um - o curso completo, que vai das 10h às 14h, custa R$ 500.

O chef ensinará três receitas criadas em seu premiado restaurante, o Da Vittorio, como risoto amanteigado ao pesto, acompanhado por creme de tomate cru e burrata. Além disso, ao longo das próximas semanas, redes de supermercados promoverão degustação de produtos italianos para consumidores dos estados de São Paulo e Goiás e de Brasília.

A lista de varejistas participantes inclui Casa Santa Luzia, Mambo e Oba Hortifruti, que também comercializarão produtos a preços especiais, como itens de mercearia, vinhos, doces, biscoitos, massas, molhos, queijos, embutidos e grãos.

"Nosso intuito é promover as características e pontos fortes do Made in Italy. Em 2019, temos boas expectativas com o aumento de redes varejistas em nossas campanhas e também com a vinda de importantes empresas, incluindo algumas inéditas", finaliza Di Giovancarlo. (ANSA)

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