Milão recebe exposição permanente sobre Leonardo Da Vinci

Mostra é exibida no Museu de Ciência e Tecnologia da cidade

Milão recebe exposição permanente sobre Leonardo Da Vinci
Milão recebe exposição permanente sobre Leonardo Da Vinci (foto: Ansa)
15:19, 10 DezMILÃO ZCC

(ANSA) - A cidade de Milão, na Itália, receberá a partir desta terça-feira (10) uma exposição permanente sobre o gênio renascentista Leonardo Da Vinci (1452-1519), no Museu de Ciência e Tecnologia.

Com curadoria de Claudio Giorgine, em colaboração com Pietro Marani, professor de História da Arte Moderna na Politécnica de Milão, a mostra "As Novas Galerias de Leonardo" conta com 170 obras e 39 instalações multimídia.

Durante o percurso, os visitantes poderão apreciar 70 modelos históricos, 33 naturais, 18 volumes antigos, 17 esculturas, 14 pinturas, 6 artefatos antigos, entre outras obras, incluindo importantes empréstimos da Pinacoteca di Brera, como 12 afrescos, além da "Última Ceia", de Fiammenghino.

A cerimônia de inauguração foi acompanhada pelo ministro dos Bens Culturais da Itália, Dario Franceschini. "Parece-me a maneira mais importante em nível internacional de encerrar as celebrações dedicadas aos 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci e uma maneira de encerrar toda a controvérsia sobre a exposição que fizemos na França", explicou o ministro italiano, ressaltando que "em vez de fazer polêmica, Milão trabalhou intensamente e deixa um lugar fantástico dedicado a Leonardo".

Para o diretor geral do Museu de Ciência e Tecnologia da cidade italiana, Fiorenzo Galli, a exposição é motivo de orgulho, principalmente porque a colaboração com o cenógrafo franco-suíço François Confino permitiu organizar as obras para levar o visitante ao mundo do Renascimento e surpreendê-lo com instalações sugestivas.

"Milão acredita firmemente na cultura e competência e precisa deste museu, visitado todos os anos por muitos jovens", disse o prefeito da cidade, Giuseppe Sala.

Por fim, o governador da Lombardia, Attilio Fontana, ressaltou que esta exposição "contribuirá para atrair mais visitantes que poderão apreciar o trabalho de Leonardo com maior profundidade científica". (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA