Cidade no sul da Itália vende casas a 1 euro

Objetivo da prefeitura de Bisaccia é atrair novos moradores

Objetivo da prefeitura de Bisaccia é atrair novos moradores
Objetivo da prefeitura de Bisaccia é atrair novos moradores (foto: Reprodução / Instagram)
20:28, 24 JanSÃO PAULO ZCC

(ANSA) - A cidade de Bisaccia, na região da Campânia, no sul da Itália, começou a vender imóveis a 1 euro na tentativa de atrair novos moradores e assim aumentar sua população.

Ao todo, estão disponíveis moradias em 90 prédios em ruínas localizados no centro histórico da pequena cidade, que conta com cerca de 4.382 habitantes.

"Enfrentamos uma situação muito particular aqui. A [área abandonada] se espalha pela parte mais antiga da vila. Casas abandonadas estão agrupadas, uma ao lado da outra pelas mesmas estradas. Algumas até compartilham uma entrada comum", explicou o vice-prefeito de Bisaccia, Francesco Tartaglia, à CNN Travel.

Diferentemente de outras cidades e vilas da Itália que colocaram casas à venda em troca de acordos e reformas, as autoridades do município da Campânia afirmam que a iniciativa pode ser descrita mais como um projeto comunitário.

Os compradores devem se comprometer a reformar suas propriedades recém-adquiridas, mas, diferentemente de outras cidades, não há nível de investimento ou prazo para concluir o trabalho.

A ideia é incentivar famílias, grupos de amigos, parentes, investidores ou até pessoas que se conhecem a comprarem os imóveis para garantir "uma vida nova".

Todas as casas vazias abandonadas anos atrás por moradores que fugiram em busca de um futuro melhor são de propriedade da prefeitura local.

"Isso é uma garantia de que o processo será rápido e tranquilo, não precisaremos perseguir descendentes de antigos proprietários nem ter problemas com terceiros", finalizou Tartaglia. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA