Brasil comemora hoje o Dia do Imigrante Italiano

A data de 21 de fevereiro foi instituída em 2008

Brasil comemora hoje o Dia do Imigrante Italiano
Brasil comemora hoje o Dia do Imigrante Italiano (foto: ANSA)
09:28, 21 FevSÃO PAULO ZBF

(ANSA) - É comemorado nesta sexta-feira (21) o Dia Nacional do Imigrante Italiano. A data de 21 de fevereiro foi instituída em 2008 como homenagem à chegada ao Brasil do Vapor "La Sofia", em 1874, com 380 famílias de imigrantes italianos.
   

Ontem (20), a Câmara dos Deputados, em Brasília, realizou uma sessão solene por ocasião da celebração. A sessão, convocada pela deputada Chris Tonietto, contou com a presença do embaixador italiano, Francesco Azzarello.

"Os italianos deram uma contribuição decisiva ao desenvolvimento e aos sucessos deste grande e esplêndido país, em todos os setores da sociedade. Neste meu um mês e meio de missão como embaixador, fiquei impressionado com a relação ítalo-brasileira em todos os campos e níveis. Quantidade, mas, sobretudo, com a excepcional qualidade", disse o diplomata, que chegou a Brasília no início do ano. "Hoje em dia, fala-se, de maneira indicativa, de uma comunidade ítalo-brasileira de 30 milhões de pessoas, a maior do mundo", comentou o embaixador.

Em uma mensagem, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também ressaltou como a imigração italiana deixou heranças no patrimônio histórico e humano no Brasil. A lei número 11.687, de 2 de junho de 2008, instituiu o Dia Nacional do Imigrante Italiano no Brasil.

O Vapor "La Sofia" foi uma expedição guiada por Pietro Tabachi, que saiu do Porto de Gênova em 3 de janeiro de 1874 e chegou a Vitória, no Espírito Santo, 45 dias depois. A expedição é considerada o primeiro caso de entrada em massa de imigrantes italianos no Brasil. Outros registros históricos, por sua vez, relatam a presença pontual de cidadãos italianos em diferentes regiões do país em datas anteriores ao "La Sofia"-.
    (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en