Governo italiano promete consulado em Vitória

Projeto foi anunciado por subsecretário em encontro com Bolsonaro

Ricardo Merlo com Jair Bolsonaro na posse de Lacalle Pou
Ricardo Merlo com Jair Bolsonaro na posse de Lacalle Pou (foto: Divulgação)
13:00, 03 MarSÃO PAULO ZLR

(ANSA) - O subsecretário do Ministério das Relações Exteriores da Itália, Ricardo Merlo, anunciou ao presidente Jair Bolsonaro o projeto de abrir um consulado em Vitória (ES), que já tinha recebido a promessa de ganhar uma agência consular do país europeu.

Merlo se encontrou com Bolsonaro durante a cerimônia de posse do novo presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, no último domingo (1º), em Montevidéu. "O Brasil é um país onde vivem milhões de italianos. Falamos com o presidente Bolsonaro da importância da comunidade italiana no país em termos culturais, sociais e econômicos", disse o subsecretário.

"Entre outras coisas, anunciei ao presidente que em breve abriremos um consulado em Vitória, algo pelo qual ele agradeceu ao governo italiano", acrescentou Merlo.

Em outubro passado, o Ministério das Relações Exteriores da Itália já havia autorizado a abertura de uma agência consular na cidade, atendendo a uma antiga demanda da numerosa comunidade ítalo-descendente no Espírito Santo - a agência consular tem as mesmas funções de um consulado, porém sem a presença do cônsul-geral.

O Dia do Imigrante Italiano, em 21 de fevereiro, é celebrado nesta data justamente para homenagear a chegada do navio La Sofia à capital capixaba. Segundo o historiador Renzo Maria Grosselli, esse desembarque deu início à "grande imigração" italiana para o Brasil. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en