Vilarejo italiano oferece hospedagem gratuita para turistas

Iniciativa distribuirá 40 estadias de sete dias

Imagem de San Giovanni in Galdo, na região de Molise
Imagem de San Giovanni in Galdo, na região de Molise (foto: Divulgação)
12:36, 22 JunCAMPOBASSO ZLR

(ANSA) - Um vilarejo da região de Molise, um dos pedaços menos conhecidos de um país tão turístico como a Itália, oferecerá hospedagem gratuita para viajantes nacionais e estrangeiros entre os meses de julho e outubro.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Associação Amici del Morrutto e a Prefeitura de San Giovanni in Galdo, cidade de 553 habitantes situada 240 quilômetros a sudeste de Roma.

Ao todo, a iniciativa, chamada "Regalati il Molise" ("Presenteie-se com o Molise"), distribuirá 40 estadias de uma semana em casas do centro histórico do município.

Para se inscrever, basta não morar nem ter propriedades ou parentes na região, que é a segunda menos populosa da Itália. Molise é pouco conhecida até mesmo entre os italianos e ganhou o apelido de "região que não existe".

O formulário está disponível no site www.morrutto.com, e o candidato deve explicar por que escolheu Molise para passar as férias. "Temos 440 imóveis e apenas 12 famílias residentes no centro histórico de San Giovanni", contou o presidente da Associação Amici del Morrutto, Stefano Trotta.

Ele explicou que o projeto-piloto pode ser estendido para outros vilarejos no ano que vem, de forma a ajudar cidades que sofrem com o esvaziamento populacional.

Atualmente, as fronteiras italianas estão liberadas apenas para Estados-membros do Espaço Schengen, e a reabertura para cidadãos extracomunitários acontecerá a partir de julho, mas de forma gradual. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA