Embaixada da Itália faz edição virtual do 'Portas Abertas'

Ciclo de visitas guiadas foi afetado neste ano pela pandemia

'Embaixada de Portas Abertas' será realizada de maneira virtual por conta da pandemia do novo coronavírus
'Embaixada de Portas Abertas' será realizada de maneira virtual por conta da pandemia do novo coronavírus (foto: Divulgação)
12:08, 29 JunSÃO PAULO ZGT

(ANSA) - A Embaixada da Itália em Brasília transformou o tradicional ciclo de visitas ao local, que é realizado desde 2017 no mês de junho, em uma visita virtual repleta de histórias, curiosidades e imagens de um dos mais icônicos prédios diplomáticos da capital brasileira.

Assim, o "Embaixada de Portas Abertas" leva para todos os usuários online uma série de informações sobre edifício projetado por Pier Luigi Nervi - mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). As visitas ao prédio no mês de junho ocorrem por ocasião do mês da Festa da República e reúnem muitos turistas, arquitetos, apaixonados pela cultura italiana e moradores ao longo dos anos.

Nas edições anteriores, mais de duas mil pessoas participaram das visitas guiadas gratuitas, que são oferecidas em português e italiano, para descobrir a obra arquitetônica de Nervi, os salões da Residência - recentemente reformados pelos famosos designers ítalo-brasileiros Irmãos Campana, juntamente com Federlegno Arredo - e para admirar obras de arte moderna e contemporânea, entre elas as telas que compõem a série "Natureza Tropical", do célebre pintor brasileiro Candido Portinari.

Segundo a Embaixada, à espera de circunstâncias que permitam novamente a realização da quarta edição da iniciativa de forma presencial, foi preparado um percurso temático online, que inclui informações sobre a história e o projeto arquitetônico do edifício, a visita dos interiores (por meio de uma galeria de imagens exclusivas) e as experiências de sustentabilidade energética implementadas no âmbito do projeto "Embaixada Verde". Tudo disponível nos dois idiomas.

"Mais uma vez, a Embaixada quis abrir - embora virtualmente - as portas de um prédio idealizado e construído em uma atmosfera de grandes expectativas, resultado de circunstâncias peculiares que o tornam único em significado e história e que, com orgulho, contribui para o rico patrimônio arquitetônico da capital do Brasil, a qual, no ano de 2020, completa 60 anos", informou ainda a sede diplomática.

Para acessar o conteúdo especial, é só acessar os links abaixo:

https://ambbrasilia.esteri.it/ambasciata_brasilia/pt/ambasciata/ la_sede/ (em português)


https://ambbrasilia.esteri.it/ambasciata_brasilia/it/ambasciata/ la_sede (em italiano). (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA