(ANSA) - Um pacote com artefatos arqueológicos do Parque Arqueológico de Pompeia, no sul da Itália, furtados por uma turista foi devolvido, neste sábado (10), acompanhado de uma carta do Canadá.
A caixa foi encontrada pelo dono de uma agência de viagens em Pompeia em cima de sua mesa, junto com dois mosaicos, uma peça de cerâmica e duas de ânfora. "Eles trazem azar, leve-os de volta", diz a mensagem em inglês.
Após o espanto no primeiro momento, o italiano entregou as relíquias para os carabineiros do posto permanente do parque arqueológico.
Segundo o agente, a carta também tinha a confissão da turista, identificada como Nicole, que afirmou ter furtado os artefatos durante uma visita às escavações, em 2005. No entanto, depois do crime sua vida e de sua família foi marcada apenas por eventos negativos e, portanto, ela "se arrependeu".
Em decorrência do arrependimento, Nicole decidiu mandar os mosaicos e outras peças de volta para a Itália, argumentando que eram os culpados por tanto azar. "Eu era jovem e estúpida, queria ter um pedaço da história que ninguém pudesse ter. Na verdade, não pensei o que estava recebendo", explicou Nicole, na carta.
A canadense atribuiu aos vestígios arqueológicos a fonte de seus problemas, por pertencerem a uma "terra de destruição", onde muitas "pessoas morreram horrivelmente".
"Estou agora com 36 anos e tive câncer de mama duas vezes , uma das quais terminou em uma mastectomia dupla. Minha família e eu também tivemos problemas financeiros. Somos boas pessoas e não quero passar essa maldição para meus pais ou filhos", disse Nicole.
Por fim, ela pediu perdão pelo furto e disse ter aprendido a lição. "Eu só quero me livrar da maldição que caiu sobre mim e minha família, concluiu, ressaltando que pretende "voltar à Itália para se desculpar pessoalmente". (ANSA)
Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA