Eventos no Brasil celebram Semana da Língua Italiana

Consulados preparam programação especial até 25 de outubro

Semana da Língua Italiana no Mundo será realizada entre 19 e 25 de outubro
Semana da Língua Italiana no Mundo será realizada entre 19 e 25 de outubro (foto: Divulgação)
13:29, 16 OutSÃO PAULO ZGT

(ANSA) - Entre os dias 19 e 25 de outubro, será realizada a 20ª edição da Semana da Língua Italiana no Mundo, um evento criado para celebrar e valorizar o idioma da Itália em todo o planeta, e que contará com uma programação extensa em várias cidades brasileiras.

Realizado desde 2001 em uma ação conjunta do governo italiano, da rede diplomática-consular e dos Institutos de Cultura, o evento tem como tema neste ano "O italiano entre palavra e imagem: grafites, ilustrações, quadrinhos".

Em 2019, a Semana realizou cerca de 900 eventos em mais de 100 países diferentes. Confira a programação no Brasil:

- São Paulo:

No estado de São Paulo, uma extensa programação será realizada por diversos entes italianos no país. Para celebrar o centenário de nascimento do escritor italiano Gianni Rodari, o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (IIC-SP) preparou uma série de ações em diferentes plataformas que buscam resgatar a importância da literatura de Rodari no Brasil.

Os encontros serão abertos para o público geral e transmitidos pelo canal do IIC-SP no YouTube e nas redes sociais. A primeira conferência terá tradução simultânea.

Também terão eventos especiais a Accademia Italiana Pellegrini, o Circolo Italiano em São Paulo, a Comissão Jovem, o Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro bem como diversas instituições de ensino. Para a programação completa, clique aqui.

- Minas Gerais:

Quadrinhos italianos, murais, arte urbana e ilustrações estão ao centro das iniciativas programadas pelo Consulado da Itália em Belo Horizonte para celebrar a XX Semana da Língua Italiana no Mundo.

Na programação, que será virtual e presencial, os destaques ficam por conta de um webinar sobre a "a trajetória dos quadrinhos italianos e sua influência no Brasil e no mundo", que será realizado no dia 20 de outubro, às 9h30, e com a criação de dois murais dedicados a Dante Alighieri e Federico Fellini.

As obras serão realizadas por artistas italianos radicados no Brasil.  Confira a programação completa aqui.

- Rio de Janeiro:

O Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, em colaboração com o Romics (Festival Internacional de Quadrinhos, Animação, Cinema e Games), a Embaixada da Itália em Brasília e o Consulado Geral da Itália em Porto Alegre apresenta o encontro "O Universo Urbano entre a Realidade, Distopia e Sonho e a Relação entre os Ícones dos Romances Gráficos e a Cidade Coprotagonista".

Primeiro evento ao vivo - de dois previstos dentro da exposição digital "O Poder do Desenho", que segue até 25 de novembro, a live discorrerá sobre a relação imprescindível com a dimensão urbana, numa conversa entre Manuele Fior, Francesco Cattani, Giuseppe Camuncoli e Enrico Fornaroli. Ele será realizado no dia 20 de outubro, às 11h. Para programação completa, clique aqui.

- Rio Grande do Sul:

Também extensa é a programação do Consulado da Itália em Porto Alegre. Entre os destaques, além do evento em parceria com o Rio de Janeiro no dia 20, está programada uma entrevista com o cartunista Carlos Iotti, famoso por criar o famoso quadrinho Radicci. Para programação completa, clique aqui. (ANSA).
   

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA