Tropea é eleita como vilarejo mais belo da Itália em 2021

Cidade tem falésias à beira-mar e águas cristalinas

Vista aérea de Tropea, no sul da Itália (foto: ANSA)
11:25, 05 AbrTROPEA ZLR

(ANSA) - A pequenina Tropea, conhecida como "Pérola do Tirreno", foi eleita como o vilarejo mais belo da Itália no concurso "Il Borgo dei Borghi", realizado anualmente pela emissora Rai.

O prêmio é dado à vila histórica mais bonita do país, em uma competição que atrai os holofotes nacionais para cidades muitas vezes esquecidas pelo turismo.

Tropea tem pouco mais de 6 mil habitantes e fica no litoral da região da Calábria, o "bico da bota" representada pelo mapa italiano. Com sua costa escarpada nas margens das águas cristalinas do Mar Tirreno, a cidade derrotou outras 13 candidatas na final do concurso.

"Esse troféu não certifica simplesmente a beleza sem tempo de um lugar mágico no qual cultura e natureza se cruzam em harmonia, mas também a coesão de uma comunidade saudável que supera as fronteiras da aldeia para envolver toda a Calábria", comemorou o prefeito Nino Macrì.

Segundo o chefe municipal, os tempos difíceis provocados pela pandemia do novo coronavírus, que atingiu duramente o setor do turismo, não prejudicaram a "vontade de viver" dos cidadãos de Tropea.

O vilarejo surgiu na época do Império Romano, mas cultiva a lenda de ter sido fundado por Hércules, herói da mitologia grega, como um "troféu" pela conclusão de seus 12 trabalhos.

O centro histórico de Tropea fica sobre um penhasco voltado para o mar e abriga construções de quase mil anos, como a Catedral de Maria Santíssima de Romania (em referência às terras romanas na parte oriental do império), edificada no século 12 pelos normandos.

Outro símbolo da cidade é o Santuário de Santa Maria da Ilha, que fica sobre um promontório rochoso às margens do Tirreno. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA