Crise na imigração não se resolverá com mágica, diz Mogherini

Alta representante da UE destacou que prioridade é salvar vidas

Imigrantes ilegais são constantemente resgatados no Mar Mediterrâneo
Imigrantes ilegais são constantemente resgatados no Mar Mediterrâneo (foto: ANSA)
20:44, 29 AbrNOVA YORK ZGT

(ANSA) - A alta representante para Política Externa e Segurança da União Europeia, Federica Mogherini, afirmou nesta quarta-feira (29) que não há uma "varinha mágica" para resolver a crise da imigração ilegal no Mar Mediterrâneo.

 

"Não há varinha mágica ou uma única solução para resolver o problema. Sempre sou otimista, mas dessa vez está mais difícil. Nossa prioridade é salvar vidas", destacou a italiana em visita à sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York.

 

Segundo Mogherini, entre as propostas que estão sendo elaboradas em parceria com a entidade, estão as operações policiais para prender os traficantes de seres humanos.

 

Ainda hoje, a alta representante terá uma reunião com o enviado das Nações Unidas para a Líbia, Bernardino León. O encontro tem como objetivo debater a situação do país, no meio de uma guerra civil, já que é de lá que partem os barcos com os imigrantes ilegais.

 

Mogherini não descartou ter reuniões específicas com representantes dos dois Parlamentos líbios. "Precisamos falar com todos porque ninguém tem o controle do território e fazer com que entendam que não estamos programando nada contra eles, mas estamos em busca de uma parceria", destacou. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA