Líder do EI disputa prêmio de 'Personalidade do Ano' da 'Time'

Abu Bakr al Baghdadi integra lista com oito candidatos

Abu Bakr al Baghdadi, em uma de suas únicas imagens conhecidas
Abu Bakr al Baghdadi, em uma de suas únicas imagens conhecidas (foto: ANSA)
20:32, 08 DezSÃO PAULO ZLR

(ANSA) - A revista norte-americana "Time" divulgou na última segunda-feira (7) uma lista com oito candidatos ao título de "Personalidade do Ano" em 2015, honraria conquistada em 2014 pelos agentes humanitários que combatem a epidemia de ebola na África.

 

Os destaques da relação são o líder do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al Baghdadi, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump.

 

Segundo a revista, Baghdadi, como comandante do EI, inspirou seguidores a apoiarem seu autodeclarado "califado" no Iraque e na Síria e organizou atentados terroristas contra países como França, Tunísia e Rússia.

 

Já Putin "desafiou as sanções ocidentais por conta de sua atividade militar na Ucrânia para ter um papel crucial, mas precário, na guerra contra o Estado Islâmico". Por sua vez, Merkel se destacou por conta da crise de refugiados na Europa, enquanto Trump concorre devido à sua "retórica populista", que o levou a liderar a corrida presidencial entre os republicanos.

 

Os outros quatro candidatos são o presidente do Irã, Hassan Rohani; o CEO do Uber, Travis Kalanick; os ativistas do movimento Black Lives Matter, que comandou protestos contra a morte de negros pela polícia nos EUA; e o padrasto de Kim Kardashian, Caitlyn Jenner, que se assumiu como mulher em 2015. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA