Brexit começará dia 29 de março, confirmam fontes da UE

Nesta data, governo de May deve ativar o artigo 50

Brexit começará dia 29 de março, confirmam fontes da UE
Brexit começará dia 29 de março, confirmam fontes da UE (foto: ANSA)
15:39, 20 MarROMA ZBF

(ANSA) - O governo da premier britânica, Theresa May, deve iniciar oficialmente a saída do Reino Unido da União Europeia no dia 29 de março, de acordo com a imprensa locais.
   

Jornais ingleses divulgaram nesta segunda-feira (20) que a previsão é que May ative o artigo 50 do Tratado de Lisboa nesta data. É este artigo que determina os procedimentos para o "divórcio" do bloco europeu.

Na semana passada, a rainha Elizabeth II ratificou a lei aprovada pelo Parlamento que autoriza o país a deixar o bloco, além de traçar as diretrizes para o processo. Os britânicos decidiram em referendo realizado no ano passado que abandonariam o Reino Unido.

A decisão, a contragosto do então governo do premier David Cameron, foi inédita e levou-o à renúncia. A expectativa é que a separação ocorra ao longo de dois anos, podendo ser ampliada, caso necessário.

O porta-voz da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, confirmou que o executivo do bloco "foi informado antecipadamente" pelo governo britânico da intenção de enviar em 29 de março a carta que invoca a aplicação do artigo 50.

"Estamos prontos para começar a anegociação", comentou.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, deverá, em seguida, convocar uma reunião extraordinária. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA