Premier do Camboja constrói imagens de rei com suas feições

Hun Sen se considera reencarnação do histórico rei Sdech Kan

Premier do Camboja constrói imagens de rei com suas feições
Premier do Camboja constrói imagens de rei com suas feições (foto: EPA)
18:05, 08 DezSÃO PAULO ZGT

(ANSA) - O primeiro-ministro do Camboja, Hun Sen, causou polêmica ao instalar pelo país sete estátuas do famoso rei cambojano Sdech Kan com as feições semelhantes as de seu rosto.

O histórico monarca reinou no Camboja no século 16 e, além de ter criado a primeira moeda do país, foi o primeiro a falar sobre conceito de classes, muito antes do sociólogo Karl Marx.

Em seus discursos, Hun Sen lembra que ele e Kan nasceram no Ano do Dragão, uma coincidência que é levada muito a sério em um país extremamente supersticioso como o Camboja.

"Eu imagino que Hun Sen se considera uma reencarnação de Sdech Kan, destinada a liderar a nação através da proeza e força", afirmou Astrid Noren-Nilsson, professora da Universidade de Lund, na Suécia, e especializada na política do país africano.

Ainda de acordo com Noren-Nilsson, as estátuas foram pagas por oficiais e empresários para demonstrar lealdade ao premier.

Recentemente, Hun Sen patrocinou pesquisas para descobrir o local que foi a capital do reinado de Kan, e ao descobrir, desenvolveu um projeto para o local ser uma grande atração turística. Em agosto, o monarca foi o heroi de um filme de ação promovido e dirigido por um funcionário do governo do premier. Aos 65 anos, Hun Sen é primeiro-ministro do Camboja desde 1998.(ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA