Vice de Trump anuncia criação de exército espacial até 2020

Proposta ainda precisa ser aprovada pelo Congresso dos EUA

Vice de Trump anuncia criação de exército espacial até 2020
Vice de Trump anuncia criação de exército espacial até 2020 (foto: EPA)
20:01, 09 AgoWASHINGTON ZCC

(ANSA) - O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, anunciou nesta quinta-feira (9) que o Pentágono começou a planejar a criação de uma "Força Espacial", prevista para ficar pronta até 2020.
   

"Chegou o momento de escrever o próximo grande capítulo da história de nossas forças armadas, de se preparar para o próximo campo de batalha, para onde serão convocados os melhores e os mais corajosos norte-americanos para dissuadir e vencer uma nova geração de ameaças ao nosso povo, à nossa nação", disse Pence durante um discurso no Pentágono.
   

A ideia é decorrente de uma proposta do próprio presidente Donald Trump. No entanto, para ser colocada em prática, ainda precisa ser aprovada pelo Congresso norte-americano.
   

"O presidente Donald Trump ordenou ao departamento de Defesa que começasse imediatamente o processo necessário para estabelecer uma força espacial como o sexto braço das forças armadas", acrescentou o vice-presidente.
   

Segundo Pence, caso seja aprovado pelo Congresso, este novo departamento irá "organizar, treinar e equipar a Força Espacial" do país.
   

A proposta foi revelada por Trump em junho, quando o mandatário disse que o país também precisaria estar presente no espaço.
   

"Nosso destino além da Terra não é apenas uma questão de identidade nacional, mas uma questão de segurança nacional", ressaltou o republicano na ocasião. Esta seria a primeira vez que uma nova força armada nasceria nos Estados Unidos desde 1947. O custo da operação é estimado em cerca de US$8 bilhões em cinco anos. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA