Nave espacial Soyuz falha em lançamento e faz pouso forçado

Astronautas Alexey Ovchinin e Nick Hague se salvaram

Nave espacial Soyuz falha em lançamento e faz pouso forçado (foto: EPA)
09:20, 11 OutSÃO PAULO ZBF

(ANSA) - A nave russa Soyuz, que levava dois astronautas à Estação Espacial Internacional, teve de fazer um pouso de emergência nesta quinta-feira (11) devido a uma falha nos foguetes de propulsão. A Soyuz MS-10 tinha decolado da base de Baikonur, no Cazaquistão, para iniciar a missão "Expedition 58" quando sofreu a falha.

Os astronautas Alexey Ovchinin, russo, e Nick Hague, americano, conseguiram se salvar. O pouso de emergência foi feito a cerca de 25 km da cidade de Zhezkazgan e quatro helicópteros foram enviados para resgatar os astronautas. Ovchinin é um veterano em voos espaciais, mas Hague estava em sua primeira missão.

O diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin, confirmou que os dois estão vivos. Um incidente similar ocorreu em 5 de abril de 1975 com o lançamento da Soyuz-18, que iria para a estação espacial soviética Salyut 4.

A falha derá suspender voos com seres humanos para o espaço, de acordo com a avaliação do especialista Alessandro Gabrielli, da Agência Espacial Italiana (ASI). Segundo ele, é normal que os voos sejam temporariamente suspensos até que as causas do incidente sejam apuradas.

"Abre-se, agora, um problema de acesso ao espaço, especialmente de voos com seres humanos diretamente para a Estação Espacial. A Soyuz é o único veículo capaz de transportar humanos ao espaço", comentou Gabrielli, em entrevista à ANSA. "É um período de transição e não sabemos se as missões humanas poderão ser feitas", disse. A Soyuz, que levava dois astronautas à Estação Espacial Internacional, teve de fazer um pouso de emergência nesta quinta-feira devido a uma falha nos foguetes de propulsão.

(ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en