Conservadores elegem presidente do Parlamento da Andaluzia

PP, "Cidadãos" e "Vox" formaram coalizão contra o Psoe

Coalizão terá 59 cadeiras no Parlamento.
Coalizão terá 59 cadeiras no Parlamento. (foto: Divulgação)
16:58, 27 DezMADRI ZFD

(ANSA) - A deputada Marta Bosquet, do "Cidadãos", partido conservador da Espanha, foi eleita nesta quita-feira (27) presidente do Parlamento da Andaluzia, região mais populosa do país. A vitória veio após a formação de uma coalizão com o Partido Popular (PP) e os ultra-direitistas do "Vox", que conquistaram, juntos, 59 assentos na Parlamento local nas eleições do último dia 2.

O acordo interrompe um domínio que durava 36 anos do Partido Socialista Operário Espanhol (Psoe), do primeiro-ministro Pedro Sánchez, que foi a agremiação com mais votos do pleito mais viu sua bancada cair de 47 para 33 deputados. A aliança Adiante Andaluzia (AA), parceira do Psoe no governo regional, conquistou 17 cadeiras, mas os dois partidos juntos não conseguiram garantir maioria no Parlamento andaluz (55 assentos).

A coalizão de direita ainda concordou em que o governador da região será Juan Manuel Moreno, do PP, que substituirá a Susana Díaz, do Psoe.

A chegada do "Vox" ao governo representa uma ascensão histórica da extrema-direita espanhola. Assim como outras legendas na União Europeia, o partido prega uma ideologia ultranacionalista e anti-imigração. A região da Andaluzia é principal porta de entrada para migrantes e refugiados na UE. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA