Reino Unido tem dia decisivo com votação de acordo do Brexit

Se Parlamento não aprovar texto, o futuro é incerto

Reino Unido tem dia decisivo com votação de acordo do Brexit
Reino Unido tem dia decisivo com votação de acordo do Brexit (foto: EPA)
10:30, 15 JanLONDRES ZBF

(ANSA) - Hoje é um dia decisivo para o Reino Unido. O Parlamento britânico votará dentro de algumas horas o acordo negociado pela premier Theresa May com a União Europeia (UE) para o Brexit.
    A imprensa britânica acredita que o texto será rejeitado, o que pode abrir uma nova crise, convocação de eleições ou levar o Reino Unido para um Brexit sem acordo. O cenário é incerto. Partidos da oposição também devem apresentar uma moção de desconfiança contra May se o acordo não passar. A premier discursou ao Parlamento ontem (14), véspera da votação que vai decidir o destino do plano. Ela disse que os livros de história julgarão se os parlamentares atenderão à vontade do povo, manifestada no referendo de 2016 sobre o Brexit. Ela alertou que a rejeição do plano decepcionaria o povo britânico.
    próximas 24 horas.
    Em dezembro, enfrentado forte oposição às suas propostas sobre o gerenciamento da fronteira entre a Irlanda do Norte e a Irlanda, país-membro do bloco europeu, May adiou a votação do acordo.
    Mas, na quarta-feira passada (9), o Parlamento britânico retomou as deliberações sobre a saída.
    O Reino Unido deixará a União Europeia às 23h de 29 de março de 2019, como consequência de um plebiscito realizado em 2016, quando 51,9% do eleitorado britânico votou pela saída do bloco europeu.
    (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA