Parlamento debaterá 'plano B' para Brexit no dia 29

Premier tem se reunido com partidos para buscar solução

Protesto contra o Brexit em Londres
Protesto contra o Brexit em Londres (foto: EPA)
15:21, 17 JanPARIS ZBF

(ANSA) - O Parlamento do Reino Unido debaterá no próximo dia 29 de janeiro um plano alternativo para o Brexit, anunciou hoje (17) a líder conservadora da Câmara dos Comuns, Andrea Leadsom.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, fará na próxima segunda-feira (21) um discurso ao Parlamento para apresentar as opções e próximos passos para o Brexit. O Reino Unido decidiu em um plebiscito que sairia da União Europeia em 2016. A data para o "divórcio" é 29 de março e, até lá, Londres, tenta negociar os termos da separação para preservar alguns direitos civis e financeiros.

Nesta semana, o Parlamento recusou o acordo que May tinha negociado com a UE, alegando que não representava os interesses dos britânicos. Hoje, May está conversando com deputados de diferentes partidos a fim de desbloquear a crise política e planejar a estratégia.

Europa se prepara

Diante da possibilidade do Reino Unido sair da União Europeia sem acordo nenhum, a França ativou hoje seu próprio plano para encaras as consequências de um "hard" Brexit.

"A hipótese de um Brexit sem acordo é a cada dia menos improvável. Nestas condições, é responsabilidade do governo fazer algo de modo para que o nosso país esteja pronto para este cenário, e os direitos dos nossos cidadãos, tutelados", disse o premier Edouard Philippe. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en