Trump anuncia projeto de sistema de defesa espacial

Segundo presidente, a órbita da Terra é "novo campo de batalha"

Donald Trump apresenta nova estratégia de defesa no Pentágono
Donald Trump apresenta nova estratégia de defesa no Pentágono (foto: EPA)
20:41, 17 JanWASHINGTON ZLR

(ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (17) uma nova estratégia de defesa, que prevê até a instalação de sistemas antimísseis na órbita da Terra.

Segundo o mandatário, é preciso proteger o país não somente de ameaças do Irã e da Coreia do Norte, mas também das potências nucleares Rússia e China.

O programa prevê o desenvolvimento de tecnologias capazes de enfrentar qualquer perigo, inclusive do espaço, com o uso de drones armados com laser e satélites com sofisticados sensores para interceptar os mísseis mais velozes.

Em junho passado, Trump já havia ordenado ao Departamento de Defesa a criação da "Força Espacial", sexto braço das Forças Armadas americanas, até 2020. Para o presidente, o espaço é o "novo campo de batalha".

"Entramos em uma nova era da defesa antimísseis. O mundo muda, e nós devemos mudar mais rápido do que os outros", alertou o magnata. O pronunciamento chega poucas semanas depois de o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ter apresentado com grande destaque um novo míssil hipersônico.

As medidas propostas por Trump, no entanto, precisarão passar pelo Congresso, que agora tem um de seus ramos, a Câmara dos Representantes, nas mãos do Partido Democrata. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA